Sem espera: Advogada explica nova política da imigração para o mês de agosto

Por Gazeta News

green_card-ap_605_605

Acaba de ser anunciada pelo departamento de imigração a eliminação de filas de espera para alguns pedidos de Green Card. A advogada de imigração em Fort Lauderdale, Iara Morton, explica quais são os casos que podem se beneficiar.

GAZETA: Dra. Iara, qual o benefício resultante destes novos vistos disponíveis para certos imigrantes a partir de agosto?

Dra. Iara: Um tremendo benefício, pois esta disponibilidade de vistos para cônjuges ou filhos menores de 21 de Residentes Permanentes significa que estes poderão entrar com todas as petições para ajustar o status simultaneamente, além de obter seus Green Cards dentro de 4 a 6 meses, caso toso os requisitos sejam preenchidos. É importante lembrar que isso é válido apenas para agosto, pois a disponibilidade de vistos muda todo mês.

GAZETA: Tanto o cônjuge ou filho menor de 21 de Residentes que estejam legais ou ilegais no país poderão peticionar para o Green Card?

Dra. Iara: Não, apenas aqueles que ainda estejam legais no país, ou seja, com I-94 ainda válida (ex. com visto de estudante em vigor ou algum outro).

GAZETA: Qual a rota para aqueles que já estejam fora de status?

Dra. Iara: Estes teriam que fazer o processo em fases: o processo começa junto ao USCIS dentro do país, exige a aprovação de um perdão (Waiver) bem como exigências do Departamento de Estado, e termina no consulado americano no Brasil, onde o imigrante qualificado recebe seu visto. Mas mesmo os processos consulares tem andado com maior rapidez devido o novo regulamento do Waiver que agora permite entrada do pedido aqui, antes da partida do imigrante para recebimento do visto no Brasil.

GAZETA: Há como evitar o processo consular e a ida ao Brasil?

Dra. Iara: Para cônjuges (que entraram com visto, claro), basta aguardar o residente tornar-se cidadão e este faria o processo aqui dentro. Já para o filho menor de 21, se o pai ou mãe tornarem-se cidadãos americanos quando o filho tiver mais de 21, não vale a pena o processo consular, pois a categoria muda também como as exigências e período de espera para recebimento do Green Card.

GAZETA: Quem entrou via México e tem cônjuge residente ou americano, pode obter o Green Card?

Dra. Iara: Através de processo consular e dependendo dos fatos de cada caso, sim. Mesmo se o imigrante tiver ordem de deportação, pode ser possível, mas é indispensável a análise cuidadosa de cada caso. A entrada do Waiver agora é feita dentro dos EUA em virtude do novo regulamento, e atualmente, este quadro tem perspectivas de obtenção do GC bem melhores do que no passado. Nestes casos, o imigrante qualificado recebe seu visto no Brasil, mas com período de espera bem menor do que no passado.