Seminário Focus-Brazil dá visibilidade à presença brasileira nos Estados Unidos

Por Gazeta Admininstrator

Pelo segundo ano consecutivo, o Sul da Flórida abriga um grande evento onde o assunto em debate é a Cultura Brasileira. No próximo final de semana, sexta, dia 13 e sábado, dia 14, das 8:30 da manhã às 5 da tarde, 11 painéis enfocam aspectos diversos da cultura e comunicação brasileira no exterior.

O evento já tem confirmados os nomes de 64 palestrantes de 6 países e 11 estados norte-americanos e a expectativa é superar o número de congressistas de 2006, mais de 600. O importante também é ressaltar o grande interesse gerado nas comunidads acadêmicas do Sul da Flórida e outros estados.

As incrições para assistir aos painéis do evento e garantir certificado de participação são gratuitas e podem ser feitas através do site oficial www.focus-brazil.com

“Lentamente nosso trabalho de aproximação com as Universidades e Colégios tem resultados positivos. O número de estudantes dessas áreas, inscritos, dobrou em relação a 2006 e este é um sinal dos mais importantes. O trabalho do Focus-Brazil é envolver as novas gerações de brasileiros e não-brasileiros que vivem nos Estados Unidos, com a nossa cultura e com o nosso papel na comunidade internacional”, afirma a Coordenadora Geral do evento, Rita Glass.

A importância do evento fica evidente na atenção despertada pelo mesmo em importantes entidades culturais e acadêmicas norte-americanas. As presenças de destacadas lideranças de instituições como Walt Disney Corporation, Universidade do Texas, New York University, Berkelee School of Music, Putumayo Records, LARAS-Grammy Latino entre outros des-taques, revelam o interesse pelo assunto Brasil.

“Eu pessoalmente creio que estamos caminhando rapidamente para fazermos desse evento uma das mais importantes arenas de exposição e debate sobre o papel do Brasil e da Cultura Brasileira no mundo. Por ser um fórum de formato dinâmico e sem preconceitos academicistas, ele é um raro traço de união entre as elites culturais e todas as demais faixas de público interessadas nos seus temas”, diz Carlos Borges, criador do Focus-Brazil.

Destaques
Numa programação que abrange 11 painéis nos salões Abdo New River (300 pessoas) e Einstein (60 pessoas) durante as manhãs e tardes dos dias 13 e 14 de abril, é possível encontrar atrativos para os mais diversos públicos. Mas inegavelmente há painéis que despertam um interesse ainda maior, como os de imprensa escrita (sexta, 9:00 AM), Literatura e Idioma (sexta, 1:30 PM), Marketing & Publicidade (Sábado 9:30 AM), Turismo (Sábado 10:30 AM) e Música (Sábado 1:30 PM).

As inscrições para esses painéis estão praticamente esgotadas.
Criado e organizado pela PMM-Plus Media & Marketing, do jornalista Carlos Borges, o FOCUS-BRAZIL 2007, tem integral apoio do Borward Center for the Performing Arts (Ponto de Cultura Oficial do Brasil para o Sul da Flórida), TAM-Brazilian Airlines, Banco do Brasil, Embraer, Consulado Geral do Brasil em Miami, Confiança Van Lines, Inter Learning Center e All Brazilian Imports. Sobre esse apoio, Carlos Borges diz: “Toda vez que alguém se aproxima com a velha conversa de que os brasileiros são desunidos, especialmente no exterior, eu não só contesto como provo que essa é uma grande mentira.

Os brasileiros são unidos em torno de tudo que é relevante para a comunidade. Na medida em que se promova algo que beneficia de fato a comunidade, nossa imagem e nosso posiconamento internacional, o apoio se materializa. Mas é um apoio responsável, fiscalizador.

Nossos patrocinadores se mantém estreitamente ligados ao evento, opinando, ajudando a construir o ‘edifício’. Isso torna as parcerias muito mais sólidas”, conclui.