Senado americano confirma indicação de Jeff Sessions para Departamento de Justiça

Por Gazeta News

jeff sessions
[caption id="attachment_136949" align="alignleft" width="300"] Jeff Sessions teve o nome confirmado pelo Senado ontem. Foto: FlickR[/caption]

O senador ultraconservador do Estado do Alabama, defensor da política de "linha dura" com os imigrantes em situação irregular, Jeff Sessions foi confirmado nesta quarta-feira, 8, por 52 votos a 47, como novo secretário de Justiça. Ele é alvo de acusações de racismo e é tido como a principal inspiração de Donald Trump na elaboração de suas políticas em relação à imigração.

Sessions é o sexto integrante do gabinete confirmado pelo Senado e vai dirigir o Departamento de Justiça, que conta com cerca de 113 mil funcionários. Os debates sobre a nomeação do senador tiveram momentos de tensão. Em um deles, a democrata Elizabeth Warren leu uma carta escrita em 1986 por Coretta King, a viúva de Martin Luther King, com duras críticas ao novo secretario de Justiça, mas foi intimada a interromper seu discurso e voltar para o seu lugar.

A viúva de Luther King escreveu a carta quando Sessions era candidato a um posto de juiz federal no Alabama. O líder do Partido Republicano no Senado, Mitch McConnell, apelou a um artigo raramente usado no regulamento da Câmara, que veta comentários altamente críticos de um senador a outro, para pedir que o discurso fosse interrompido.

O pedido para que Warren fosse interrompida e voltasse para o seu lugar foi um gesto poucas vezes visto no Congresso americano. Hoje, o senador Bernie Sanders pediu a palavra e leu por inteiro a carta escrita por Coretta King. Desta vez, porém, nenhum senador conservador apresentou moção de censura.

*Com informações da AFP