Senado americano dá primeiro passo para acabar com 'Obamacare'

Por Daniel Galvão

A semana política nos EUA está bastante movimentada. Primeiro, por conta do emocionado discurso de despedida de Barack Obama. Depois, pela primeira entrevista coletiva do novo presidente, Donald Trump. O novo ingrediente neste caldeirão foi adicionado pelo Senado norte-americano.

Nesta quinta-feira, 12, foi dado o primeiro passo para desfazer a lei de saúde do governo Obama, chamada de 'Obamacare'. após votação para instruir comitês parlamentares a traçarem legislações para rejeitar o programa, que representa um dos principais legados do presidente Barack Obama.

O placar da votação foi apertado, mas a Resolução acabou aprovada por 51 votos a 48 e segue agora para a Câmara dos Deputados, que deve votar a questão nesta semana. Descartar o Obamacare é uma grande prioridade para muitos republicanos em ambas as Casas, assim como do presidente eleito Donald Trump, também republicano.

Cerca de 20 milhões de norte-americanos ganharam acesso a cobertura de planos de saúde sob a legislação criada pelo Governo Obama. A cobertura foi estendida com a expansão de um outro programa, chamado Medicaid, e através de consultas online onde consumidores podem receber subsídios baseados em sua renda.