Zika: Senado aprova orçamento abaixo do esperado

Por Gazeta News

senate

A votação do Senado, no dia 17, aprovando $1,1 bilhão em fundos de emergência contra o vírus zika não vai parar a briga em Washington. Não é o suficiente, dizem alguns legisladores da Flórida, onde o vírus já afetou 116 pessoas.

Assessores do presidente Barack Obama o aconselharam a vetar um projeto de lei pendente na Câmara que proveria com ainda menos fundos, de $622 milhões. E o secretário da Casa Branca disse aos republicanos da Flórida para pressionarem os legisladores de seu partido para aprovarem o pedido integral de Obama, de $1,9 bilhão de dólares.

No Senado, a votação pela aprovação do orçamento de $1,1 bilhão foi de 68-29. Com a Flórida enfrentando o maior número de infecções fora Porto Rico, os senadores do estado, Marco Rubio (R), e Bill Nelson (D), foram relutantes ao votar na medida, mas continuaram pressionando colegas pela aprovação dos $800 milhões restantes pedidos por Obama. Todos os democratas do Senado votaram a favor do orçamento de $1,1 bilhão.

“Não vamos brincar com fogo”, disse Rubio. “Até agora, 116 pessoas no estado já foram infectadas”.

Os Estados Unidos têm mais de 1.200 casos de zika, um vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti que é responsável pelo nascimento de crianças defeituosas. A Flórida é o estado com mais casos e Porto Rico tem 700 casos, com a primeira fatalidade em decorrência do vírus, disse o CDC na semana passada.

Flórida No dia 18, os casos na Flórida foram de 113 para 116, com três novos casos confirmados nos condados de Clay, Orange e Pinellas. Ao todo, 19 condados no estado têm casos, sendo que Miami-Dade tem o maior número, com 45, seguido por Broward, com 15 e Orange, com 9. Os casos envolvendo mulheres grávidas são sete.

Europa No dia 18, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu alerta sobre um potencial surto do zika na Europa durante os próximos meses, por causa do início do verão. O risco em todo o continente foi classificado pela OMS entre baixo e moderado.