Senado decide reduzir prazo para obtenção de cidadania

Por Gazeta Admininstrator

O Senado aprovou na segunda-feira(3) uma proposta que reduz a concessão de cidadania para imigrantes legais. Enquanto isso, o destino da reforma de imigração permanece incerto.

Por 91 votos a favor e um contra, o Senado aprovou projeto do senador republicano Lamar Alexander, que reduz de cinco para quatro anos o prazo para a obtenção de cidadania para imigrantes legais que falem inglês com facilidade.

Aproximadamente 7,2 milhões de residentes permanentes legais estão há tempo suficiente nos Estados Unidos para converterem-se em cidadãos norte-americanos, de acordo com informações do escritório de Serviços de Imigração e Cidadania do Departamento de Segurança Interna.

A espera para conseguir a cidadania é de cinco anos, embora o prazo seja de ape-nas três anos para os residentes permanentes legais que casam-se com um norte-americano.
Alexander assegura que uma espera mais curta para a naturalização poderia aumentar o número de portadores de permissão migratória conhecida como “cartão verde”, que tramitariam a cidadania norte-americana. “Depois de assegurarmos as nossas fronteiras, depois que estabelecermos um status legal para os estrangeiros que trabalham e estudam aqui, o terceiro passo indispensável é ajudar esses imigrantes legais a tornarem-se cidadãos”, disse.

A iniciativa do senador republicano, denominada S1815 também prevê a liberação de até $500 em vales para que os imigrantes possam custear cursos de inglês e, também, doações a grupos que ofereçam aulas de história e civismo norte-americanos.

O dinheiro terá origem em parte nas tarifas coletadas nos processos de solicitação de naturalização, de cartões verdes e outros benefícios migratórios.

O presidente George W, Bush apóia as propostas que compreendem um programa de trabalhadores hóspedes porque este, segundo ele, “aliviaria a pressão na fronteira”, disse o secretário presidencial de Imprensa, Scott McClelan.

O programa, segundo ele, permitirá que os agentes de patrulha de fronteira concentrem-se nos delinqüentes e nos terroristas, contrabandistas e traficantes de pessoas.