Senado discute penalidade para imigrantes ilegais. Crime civil ou federal?

Por Gazeta Admininstrator

Por Silvana dos Santos

Em Washington, DC o Senado americano discute uma nova lei que se fosse efetivada, causaria grandes desabores para os imigrantes ilegais que residem no país. A nova lei julgaria o imigrante ilegal como criminoso federal e não apenas como criminoso civil. Se esta lei entrasse em vigência, os imigrantes ilegais não poderiam obter legalização, sendo julgados e condenados como transgressores de uma lei federal.

A discussão desta nova lei no Senado americano divide as opiniões dos Republicanos e Democrátas,pois aprovar uma lei em uma nação estimada em 11 milhões de imigrantes ilegais julgando estes como criminosos federais, seria uma contradição ao programa de trabalhador convidado( Guest Worker) implementado para ajudar empresários que necessitam de mão-de-obra barata, e ao mesmo tempo ajudar imigrantes que desejam trabalhar temporáriamente no país. Com a nova lei os imigrantes condenados a crimes federias não seriam elegíveis à obter status legal nos EUA.

Devido á várias contradições no emprego desta nova lei, o comitê judiciário americano resolveu voltar á trás na provisão de julgar imigrantes ilegais como criminosos federais.No dia 16 de Novembro, última sexta-feira, o Senado decidiu julgar imigrantes ilegais como criminosos civis,por permanecerem ilegalmente no país. Também serão votados os reforços de trabalhadores na patrulha de fronteira, e a deportação imediata de ilegais, permitindo que cherifes, próximos da fronteira ajudem a repreender imigração ilegal.

Os políticos americanos fizeram centenas de propostas de leis de imigração para este ano, de acordo com a Conferência Nacional de legislaturas do Estado, que incluem aproximadamente 300 medidas imigratórias. Essas medidas lidam com temas relacionados as áreas de educação, emprego, tráfico humano e implementação das leis. 15 Estados, incluindo o estado do Colorado, consideram as leis que restringem ou negam benefícios governamentais para imigrantes ilegais. O Estado da Virgínia proíbe imigrantes ilegais de receberem benefícios públicos . O Estado da Flórida concordou em oferecer cuidados para crianças independente da cidadania das mesmas.

No setor da educação, ao menos 10 estados consideraram legislação para garantir a matrícula de estudantes ilegais.
O censo americano mostra como o número de imigrantes saltou entre os meses de Janeiro de 2000 e Março de 2005. Neste período 7.9 milhões de novos imigrantes legais e ilegais mudaram-se para os EUA fazendo o mais alto período de imigração na história americana.

Aproximadamente a metade dos imigrantes que chegaram após o ano de 2000, equivalem á 3.7 milhões de imigrantes ilegais. Desde 1990, a imigração tem aumentado o número de trabalhadores que não haviam completado o ensino médio. A baixa taixa educacional de muitos imigrantes, são as razões pelas quais tantos imigrantes vivem em condições menos privilegiadas .