Senado dos EUA fecha acordo sobre lei de imigração

Por Gazeta Admininstrator

O Senado dos Estados Unidos chegou a um acordo que abre caminho para a aprovação de uma lei que pode legalizar a situação de milhões de imigrantes no país.
Mas o entendimento dá aos republicanos o direito de fazer emendas que podem reduzir eventuais benefícios aos imigrantes.
A proposta também precisa ser conciliada com leis aprovadas na Câmara que pedem que imigrantes ilegais estejam sujeitos a processo criminal.
Grupos de pressão que defendem os imigrantes convocaram uma manifestação em Washington, DC para a quarta-feira(17).
"Anistia"
Muitos republicanos na Câmara dos Representantes do Congresso americano encaram a proposta no Senado como uma anistia para quem violou a lei.
O líder da maioria republicana no Senado, Bill Frist, e o líder democrata, Harry Reid, chegaram a um acordo que permitirá que a proposta seja reapresentada esta semana, com amplo espaço para emendas.
A intenção dos senadores é que a proposta seja aprovada dentro de uma a duas semanas.
Frist e Reid também concordaram em formar uma comissão que procure unificar as propostas do Senado e da Câmara.
A proposta apresentada na Câmara prevê que imigrantes ilegais respondam a processo criminal e cria uma vasta barreira na fronteira dos Estados Unidos com o México.
A nova legislação gerou grandes passeatas de grupos de imigrantes e colocou a questão em evidência nas eleições de novembro para deputados.