Senado dos EUA suspende norma que proíbe doentes mentais de comprar arma

Por Gazeta News

arma de fogo flickr

O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta quarta, 15, a suspensão de uma norma criada por Obama em 2012 que impedia que 75 mil pessoas com problemas mentais comprassem armas de fogo.

A medida havia sido criada após o tiroteio na escola Sandy Hook, em Newtown, Connecticut, em 2012, e será agora encaminhada ao presidente Donald Trump, que deve assinar sua aprovação.

Por ela, a checagem de antecedentes dificultava a compra de armas por pessoas que tem distúrbios mentais e cujos bens e benefícios são administrados por outra pessoa.

Na época, Adam Lanza, um jovem de 20 anoscom diversos distúrbios, incluindo síndrome de Asperger e transtorno obsessivo compulsivo, matou sua mãe em casa, antes de se dirigir à escola e assassinar 20 alunos e seis funcionários e cometer suicídio.

A suspensão foi aprovada por 57 votos a favor e 43 contra e foi criticada por senadores democratas, como Chris Murphy, de Connecticut. Ele disse que não sabia como explicaria a seus eleitores que o Congresso estava tornando mais fácil em vez de mais difícil que pessoas com doenças mentais tenham acesso a armas.

Para os senadores que defenderam a suspensão da norma, ela ampliava o estigma sobre pessoas com problemas mentais. O senador republicano Charles Grassley, de Iowa, disse ainda que a medida infringia o direito constitucional dessas pessoas de portar armas.

Os senadores da bancada republicana contaram com o apoio da National Rifle Association e colocaram a medida em votação como parte de um projeto que visa derrubar uma série de medidas instituídas durante a administração Obama.

Fonte: Associated Press.