Senado libera $ 350 bilhões restantes de plano de resgate

Por Gazeta Admininstrator

Os senadores americanos deram sinal verde na quinta-feira (15), para que a próxima administração do país utilize os R$ 350 bilhões que ainda restavam do pacote de resgate do setor financeiro aprovado no ano passado, no valor total de $ 700 bilhões.

A liberação do dinheiro foi aprovada por 52 votos a favor e 42 contra, em meio à piora da economia do país, que enfrenta pior crise desde a Grande Depressão da década de 1930. Tecnicamente, o Senado votou contra uma resolução que bloqueava a liberação dos recursos apresentada pelos senadores republicanos. Era necessário apenas a maioria simples do Senado para derrotar a resolução.

Vitória de Obama
A aprovação marca a primeira vitória legislativa do presidente eleito Barack Obama, poucos dias antes de sua posse, e veio apesar de críticas da forma como os primeiros US$ 350 bilhões foram gastos.

O placar da votação foi em parte resultado da campanha de último minuto de membros da futura administração Obama, que se reuniram com senadores de ambos os partidos e, por duas vezes, escreveram cartas detalhando seu compromisso para reformar o polêmico programa.

O próprio Obama se reuniu com senadores democratas e telefonou para vários democratas indecisos em uma tentativa de convencê-los da necessidade da liberação dos fundos.

O presidente eleito já declarou que pretende usar o dinheiro para irrigar o mercado de crédito e aumnatar empréstimos para consumidores e pequenas empresas. A equipe de transição de Obama também afirmou que ele pretende usar entre $ 50 bilhões e $ 100 bilhões para reduzir o número de hipotecas no país.