Senadores pedem que Obama pare deportações de estudantes

Por Gazeta Admininstrator

WASHINGTON - Líderes democratas do Senado, incluindo o líder da maioria, Harry Reid (Nevada), pediu que o presidente pare de deportar jovens indocumentados que cresceram nos Estados Unidos.

Uma carta assinada por 22 senadores democratas pede que Barack Obama use sua autoridade executiva para impedir a deportação de jovens que poderiam ser beneficiados pelo Dream Act, uma lei que a câmara alta falhou de passar no ano passado. A legislação teria permitido que imigrantes indocumentados que entraram nos EUA quando crianças pudessem ficar, desde que não tenham cometido crimes e que fossem ou matriculados em faculdades ou inscritos no serviço militar.

Sen. Kirsten Gillibrand (D-N.Y.) e seus co-signatários democratas disseram na carta que eles vão tentar passar o Dream Act pelo Senado nesta sessão. Mas, diante da forte oposição dos republicanos, os senadores alegaram que o presidente deve se mover enquanto isso, para ajudar os jovens elegíveis ao programa.

“A lei atual pune injustamente milhares de jovens que cresceram aqui e têm só a América como seu país, impedindo que façam suas contribuições ao serviço militar e à economia”, Gillibrand disse em um comunicado a Obama: “Esses jovens merecem mais”.

Companheiro em New York, o senador Chuck Schumer, democrata de liderança em matéria de imigração, enviou uma carta separada para o governo Obama no dia 14, com um movimento semelhante.

A Casa Branca prometeu apoio ao projeto. Mas o governo não tem sido receptivo aos pedidos de bloqueio de deportações a jovens elegíveis ao Dream Act. A secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano, disse, no entanto, que sua agência seguiria seu curso em matéria de imigração, mesmo que isso significasse deportar jovens que poderiam ser protegidos pela legislação.

Mas os democratas do Senado, junto com uma coalizão de democratas e grupos de direitos dos imigrantes, argumentam que Obama tem sim o direito de suspender as deportações. A administração diz que usa o critério de priorizar a expulsão dos “piores dos piores”, mas o Immigration and Customs Enforcement (ICE) também deporta muitos imigrantes indocumentados que nunca foram condenados por um crime.

Muitos jovens que seriam elegíveis para o Dream Act acabam em processo de remoção, apesar das reivindicações que eles não são a prioridade da fiscalização da imigração.

A carta dos Democratas do Senado pede ao presidente para conceder “ação retardada” aos jovens que cumprem os requisitos que lhes permitiria evitar a deportação no âmbito do projeto de lei. A carta também foi assinada pelos senadores democratas Carl Levin (Michigan), Dick Durbin (Illinois), Maria Cantwell (Washington), Patty Murray (Washington) e outros.

Para comentários e sugestões: CLIQUE AQUI

Para ler a versão completa do Jornal Gazeta Brazilian News CLIQUE AQUI