Senadores tentam obrigar Scott a receber verba do trem-bala

Por Gazeta Admininstrator

Dois senadores do estado entraram com uma petição junto à Suprema Corte da Flórida buscando forçar o governador Rick Scott a aceitar os $ 2,4 bilhões em verbas federais para construir o trem de alta velocidade de Orlando até Tampa.

O senador republicano Thad Altman, (Republicano de Melbourne), e o democrata Arthenia Joyner, de Tampa, arquivaram o pedido no tribunal em Tallahassee, no dia primeiro. Os senadores alegam que Scott é obrigado por uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa durante a sessão especial de 2009 para aceitar o dinheiro do governo federal e construir o trem, que seria capaz de atingir velocidades de até 168mph.

“O problema em questão é criar uma linha ferroviária de tal porte sem nenhum custo para os contribuintes, e colocar pessoas para trabalhar agora e no futuro”, afirmou Joyner. “Parando este projeto não só irá contra tudo o que o governador prometeu durante sua campanha, mas vai também contra a sua autoridade constitucional. O dinheiro que os contribuintes da Flórida enviaram para Washington deve voltar a beneficiar a Flórida. Infelizmente, o litígio era a única maneira para que isso aconteça”.

Altman disse que o cerne da ação é a alegação de que Scott ultrapassou sua autoridade constitucional. “Para manter a integridade da nossa democracia, cabe a nós fazer valer os direitos das pessoas que elegem os seus
representantes e o Supremo Tribunal é o próprio local para procurar alívio”.

O Secretário do Departamento de Transportes dos EUA, Ray LaHood, deu a Scott até dia 4 para aceitar o dinheiro, ou então será redirecionado para outros estados interessados em também construir o trem-bala, como a Califórnia, Massachusetts e Washington.

A petição pede portanto que o tribunal decida rapidamente sobre o assunto. No começo do dia primeiro, Scott reiterou sua oposição ao projeto, poucas horas depois da reunião com os três prefeitos que tentaram fazê-lo mudar de ideia. “Eles não me convenceram”, disse Scott em uma reunião de oficiais do turismo da Universidade de Central Florida.

Questionado sobre o potencial de um processo legal, ele disse: “Aconteça o que acontecer, meu trabalho é para proteger os contribuintes do Estado. É o que eu vou fazer”. Scott disse que ele estava rejeitando os US $ 2,4 bilhões em financiamento federal pois temia que os contribuintes eventualmente poderiam ser forçados a pagar bilhões de dólares em custos excessivos do projeto.

O prefeito de Orlando, Buddy Dyer, de Tampa, Pam Iorio e de Lakeland, Gow Campos, realizaram uma reunião com Scott no dia 28 à noite em Orlando. O encontro foi visto como uma última tentativa de convencer o governador de apoiar o plano ferroviário.

Para comentários e sugestões: CLIQUE AQUI

Para ler a versão completa do Jornal Gazeta Brazilian News CLIQUE AQUI