Será que a Flórida terá a mesma sorte nesta temporada de furacões que se inicia?

Por Gazeta Admininstrator

Este ano poderá ser um recorde para a Flórida, caso o estado não seja atingido por nenhum furacão. A Flórida passou cinco anos sem ser atingida e 2011 sem furacões marcaria o sexto ano, um recorde para o estado, de acordo com os números do National Huricane Center, que remontam a 1851.
Mas as chances não são a favor da Flórida. Desde 1851, 113 furacões aterrisaram na costa da Flórida. Isso equivale a pelo menos quatro furacões de seis em seis anos.
Durante os outros períodos sem um furacão, a população da Flórida tende a ser complacente com os riscos que corre. Os tornados devastadores no Centro-Oeste e outros desastres naturais têm abalado pessoas, agora mais preocupadas com o que está por vir. “Eu estou percebendo que muitas pessoas estão pedindo os guias de furacões deste ano, que estão quase esgotados. Nós estamos requisitando mais”, disse Ed McCrane, diretor de Gestão de Emergência para Sarasota County. Ele disse que o departamento já distribuiu cerca de 40.000 dos guias de segurança, muito mais do que no ano passado.
“As pessoas estão equacionando os terremotos, tsunamis e tornados, e se preocupando com o que há de acontecer”, disse ele.
O ano passado também foi um ano de La Niña forte. O fenômeno La Niña - águas mais frias do que o normal no Pacífico tropical - cria ventos de nível superior sobre o Atlântico. Isso ajuda a formar furacões, mas também poderia ter desempenhado um papel nos padrões da direção dos furacões. Este ano, o Pacífico tropical está voltando ao normal enquanto a temperatura do Atlântico é de 2 graus acima da média.
Em 2010, os furacões foram formados mais a leste do que o habitual, porque as temperaturas da superfície do mar do Atlântico chegaram a um recorde de 4 graus acima do normal. Alguns meteorologistas dizem que isso pode ter feito com que furacões tenham tido influência sobre as tempestades que se desenvolveram no mar, não atingindo os EUA.
A última vez que a Flórida passou cinco anos sem um furacão foi entre 1979 e 1985. Cientistas acreditam que haverá mais tempestades do que o normal nessa temporada de seis meses que começa no dia 1º de junho. Eles prevêm que serão 18 tempestades, sendo que 10 delas se tornarão furacões. Além disso, dizem que não parece que a mesma sorte se repetirá como no ano passado, em que os furacões poderosos desviaram da Flórida e da costa dos Estados Unidos.
Com seu litoral considerado uma das zonas de furacões mais ativa do planeta, a Flórida fica raramente mais de dois anos sem ser atingida por um furacão - e muito menos seis.