Será que se sobrevive ao fim de um relacionamento amoroso?

Por Gazeta Admininstrator

Nunca é fácil quando um relacionamento acaba. Qualquer que sejam as razões do rompimento, quer seja você quem acabou ou não, o término da relação causa dor, sofrimento e pode despertar sentimentos de profunda tristeza, e até levar a um estado de depressão. No entanto existem várias coisas que você pode fazer para amenizar esse período tão difícil.

Mesmo no meio desse tormento e período devastador de final de namoro, separação ou até mesmo de um divórcio, você pode aprender a ser uma pessoa mais forte, mais emocionalmente inteligente, e a superar a perda com muita dignidade, e mantendo a sanidade mental.

Primeiro vamos procurar entender por que uma separação é tão dolorosa, mesmo quando a relação já não estava lá essas coisas. Simplesmente porque essa ruptura representa algo que se chama PERDA. Não só do relacionamento, mas de um mundo de sonhos, fantasias, expectativas e idealizações construídas ao longo do namoro/noivado ou casamento. Os relacionamentos românticos começam com uma dose natural de excitação e entusiamo, e com muita esperança de um futuro feliz e saudável ao lado da pessoa que se ama. Quando essa relação acaba, nós sentimos uma profunda desilusão, stress, tristeza, e sensação de luto.

Um rompimento nos leva a um território de dor desconhecido. Somos forçados a sair da nossa zona de conforto, e vivenciar na "carne" dores às vezes desconhecidas. A sensação é que tudo é mexido, tudo sai do trilho. Nossa rotina, nossas prioridades, nossas responsabilidades, até os nossos relacionamentos com amigos e familiares muda. Inclusive a nossa identidade. Por um tempo, passamos a ter dúvida de quem somos, o que queremos, onde erramos, e pior ainda, quando a nossa voz interior nos diz: "eu não mereço mesmo ser feliz"; "como e quando a vida vai voltar a ter sentido?"; "será que eu vou encontrar outra pessoa?"; "será que nunca vou acertar?". Essas perguntas muitas vezes parecem mais ameaçadoras e negativas do que o relacionamento que acabou, mesmo quando estava sendo altamente negativo e disfuncional.

Se recuperar de um final de relação é difícil, não há dúvida. No entanto, é importante saber, e se lembrar constantemente que você pode e vai sobreviver a ele. A "cura" pode até demorar, mas vai chegar. Seja paciente consigo mesmo.

 

Como lidar com a

separação:

? Reconheça que é OK estar em uma montanha-russa de sentimentos.

É normal se sentir triste, com raiva, exausto, deprimido, frustrado e confundido. E esses sentimentos podem ser muito intensos. Você também pode estar ansioso com relação ao futuro. Mesmo quando a relação não estava legal, pensar no futuro é assustador.

? Dê tempo depois do fim do
namoro, ou do divórcio.

Dê um tempo a você mesmo para se sentir "anormal" por um período de tempo. Talvez você não esteja com cabeça para o trabalho, para ter atividades sociais, para sair com amigos, etc. Tudo bem. Isso é passageiro! Você não é o super-homem, ou a
mulher maravilha. Só o tempo vai curar essas dores.

? Não passe por isso sozinho(a).

Dividindo os seus sentimentos com a família ou com amigos pode ajudar nesse período. Sempre vai existir alguém que vai te entender, te dar apoio, ou uma palavra amiga que te vai aliviar. Se isolar pode aumentar o nível do teu stress, reduzindo a sua concentração, sua habilidade de raciocínio, teu sono, e a sua saúde de uma maneira generalizada. Não tenha medo de se mostrar vulnerável, e pedir ajuda. Afinal de contas, quem já não sofreu uma desilusão amorosa, ou um rompimento antes?

Se permita viver o luto do rompimento amoroso. Como havia explicado acima, um fim de relação gera perdas. Perda do companheirismo, da cumplicidade, das experiências divididas, perda do suporte do ser amado, perdas financeiras, intelectuais, sociais, ou emocionais. Outras perdas involvem perda da esperança de um futuro planejado, perda dos sonhos, perda do companheiro sexual, além de outras. Quando você se permite vivenciar esse período de luto, isso pode gerar muito medo, insegurança, e uma depressão mesmo que passageira. Talvez você sinta que a dor vai ser impossível de ser superada, e você vai estar nesse estado de dor "para o resto da vida". Isso não é verdadeiro. O luto é exatamente o que te ajuda a superar a perda. A dor do luto é precisamente o que faz com que você deixe o relacionamento rompido ir embora, e prepara o teu coração e a tua cabeça para novas experiências. Por mais doloroso que ele seja, não vai durar para sempre.

É claro que você vai vivenciar e sentir a dor do rompimento amoroso. E essa dor pode até ser paralizante. No entanto, dia após dia, se espera que ela vá passando, e você vá superando. Se por acaso, os dias passam para as semanas, e semanas a meses, e o seu sofrimento continua, a tal ponto de interferir na sua vida pessoal, social ou profissional, talvez você se encontre deprimido, e ajuda médica e psicológica é fundamental. Converse com o seu médico, ou busque uma terapia com um profissional qualificado e treinado nesses assuntos, que vai te ajudar a entender sobre você mesmo de maneira mais clara, e na terapia você poderá explorar aspectos seus e do relacionamento que em estando sozinha, não pode.

Karina Lapa é psicoterapeuta licenciada na Flórida.

Para maiores informações, visite o site www.southfloridacounseling.net, ou pelo tel
(954)370-8081.