Será que você deve obter um cartão de crédito de uma “credit union”?

Por Claudia Fehribach

business-15721_1920

Em um momento do aumento das taxas do cartão de crédito bancário, os cartões de crédito de uma cooperativa de crédito (credit union) podem ser uma escolha melhor do que um cartão emitido pelo banco regular. As cooperativas de crédito são cooperativas financeiras, sem fins lucrativos, e de propriedade de seus membros que geralmente oferecem taxas mais razoáveis em seus cartões de crédito do que os bancos regulares.

A média das taxas de juros anunciadas nos cartões de crédito eram cerca de 20% menores do que nos cartões bancários, de acordo com um estudo de julho de 2016 do Pew Charitable Trusts, que comparou os cartões de crédito das 12 maiores cooperativas de crédito com as dos 12 maiores bancos.

Apesar do estudo ter mais de um ano de idade, esta ainda é a realidade financeira hoje em relação às ofertas de “credit unions”. Em linhas gerais, as cooperativas de crédito estão oferecendo taxas de crédito mais baixas, e menos risco de práticas injustas ou enganosas. Muitos cartões de crédito não cobram uma taxa de transferência de saldo. Os consumidores que não puderam negociar uma taxa de juros mais baixas em seu cartão bancário podem desfrutar de uma transferência de saldo sem taxas ou de baixo custo para um cartão de uma “credit union”

Ainda que nem sempre seja fácil se conseguir um cartão de crédito de uma “credit union” a verdade e que se você tem esta oportunidade, aproveite-a! Você vai descobrir que fazer negócio com “ credit unions” pode realmente te auxiliar no seu crescimento financeiro utilizando o cartão de crédito como ferramenta para a saúde de suas finanças.

O estudo da Pew descobriu ainda que apenas 25% dos cartões de crédito cobram uma taxa para transferir um saldo de outro cartão, em comparação com 88% dos cartões bancários pesquisados. A taxa de transferência de saldo médio em cartões de crédito foi de 2,5%, em comparação com 4% em cartões emitidos pelos bancos regulares. Todos os cartões de crédito que cobraram uma taxa de transferência de saldo também estabeleceram uma taxa máxima, enquanto apenas 13% dos cartões de bancos regulares fizeram o mesmo. O limite médio para cartões de crédito era de US $ 50 em “credit unions” e US$ 75 em cartões bancários.

Lembrem-se: ninguém precisa de ter mais do que 3 a 4 cartões de crédito em sua carteira, portanto escolha com sabedoria.