Série Cruzando Fronteiras- Enfermeiras Estrangeiras requisitadas nos EUA.

Por Gazeta Admininstrator

Por Silvana dos Santos

O departamento de saúde americano enfatiza que seu setor de enfermagem necessita de profissionais neste ramo que oferece salários diferenciados de acordo com cada posição. LPN (Licensed Practical Nurse- Enfermeira com prática licensiada) em média ganham $18.00 por hora e RN(Registered Nurses- Enfermeiras registradas) ganham em média $24.00 por hora. O salário é atraente mas as barreiras para conquistar o mesmo, são um tanto difíceis , principalmente para aqueles que não dominam o idioma Inglês. Vários profissionais brasileiros optaram por uma outra solução para estarem trabalhando no setor de saúde americano sem ter de enfrentar tantos obstáculos, os mesmos escolheram posições como assistente médica, dentária, e técnica de laboratório.
O processo de legalização trabalhista americano vém ajudando vários profissionais a estabelecerem residência nos Estados Unidos, mas para dar início a este processo é preciso em primeiro lugar ter qualificação mínima de curso superior completo equivalente á 4 anos do bacharelado americano,ou mais de 3 anos de experiência na profissão, que possam ser comprovados e que o candidato(a) tenham um empregador que deseje contratá-los.Em seguida é necessário para aqueles que possuem diploma estrangeiro, terem seus créditos avaliados por uma instituição americana credenciada para tal serviço, como a WES (World Education Service- Mundo de serviços educacionais) www.wes.org, as avaliações são feitas para fins educacionais, imigratórios e trabalhistas, cada avaliação custa em média $150,00(cento e cinquenta dólares). A universidade do candidato precisa enviar os créditos do mesmo em envelope lacrado direto para o centro de avalições, uma segunda cópia traduzida por intituição também credenciada ou tradutor juramentado deve ser submetida para que o processo de avaliação seja realizado.Após avaliação o centro de avaliações irá enviar os documentos para a universidade que o candidato escolher, em caso deste precisar de curso para obter licensa ou simplesmente desejar continuar seus estudos em uma instituição americana. Estudantes estrangeiros precisam fazer o teste TOEFL( Test de Inglês para estrangeiros) que é oferecido nas próprias universidades.
Várias Instituições de ensino superior americanas oferecem curso de enfermagem, como University of Phoenix, FAU, FIU, Nova Southern University, entre outras. Para os profissionais que tenham dificuldade no idioma devido aos termos médicos, as próprias universidades oferecem curso de Inglês que pode auxiliar melhor o profissional em seu ramo.
O processo de contratação de enfermeiras, difere para enfermeiras de países que tenham a língua Inglesa como idioma oficial, estes profissionais têem mais facilidades de conseguirem espaço neste setor, do que as enfermeiras de países que não possuem o Inlgês como idioma oficial.
As leis de imigração americana exigem que todo profissional do setor de saúde seja licenciado, complete o progrma de investigação para que possam ser qualificadas para setores específicos dentro do setor de saúde e obterem vistos ocupacionais. Este programa é chamado de “VISA SCREEN” e é oferecido pela comissão Internacional de profissionais de saúde (ICHP), este departamento verifica e avalia as credenciais do profissional para certificar-se de que o mesmo tem condições de cumprir com as exigências do governo. As enfermeiras registradas devem ser graduadas por instituição qualificada e passar no exame CGFNS (Certified Graduates of Foreign Nursing Schools- Certificado de Graduação de Escola de Enfermagem Estrangeira)
Para os interessados em maiores informações na área de enfermagem ascesse o web site: http://www.nursingspectrum.com/