Série Cruzando Fronteiras- Imigrante consegue Greencard após 8 anos de espera.

Por Gazeta Admininstrator

Série Cruzando Fronteiras- Imigrante consegue Greencard após 8 anos de espera.

Por Silvana Santos

Para os imigrantes brasileiros que desejam residir legalmente nos Estados Unidos, é necessário a difícil e às vezes demorada conquista, do Greencard. Vários imigrantes tentam através da loteria, mas não são todos que podem participar, pois o imigrante tem que possuir no mínimo ensino médio completo. Há caminhos diferentes para atingir este objetivo e o que todos têm em comum é o desejo de morar aqui, neste país.
Passar anos residindo nos EUA sem documentação legal é a realidade de 3.7 Milhões de imigrantes ilegais que fizeram deste número um marco na história da imigração nos Estados Unidos da América. 7.9 milhões de novos imigrantes entraram no país neste ano para fazer deste sua segunda pátria,de acordo com o centro de estudos do imigrante que fez uma pesquisa entre os anos de 2000-2005 .
A maioria dos imigrantes acreditam nas oportunidades que este país oferece e assumem os riscos que vém junto com a tão sonhada conquista. Acreditando nestas conquistas a curitibana Milena Terra, mudou-se para os Estados Unidos após conseguir o visto de turista em 2001. Ao chegar no país foi recebida por uma parente que lhe arrumou emprego de ajudande de limpeza, trabalho duro que muitas brasileiras aceitam pelo fato de não terem permissão de trabalho americana. Algumas imigrantes possuem ensino médio completo no Brasil ou até mesmo curso superior e mestrado, mas têm de encarar, no dia-a-dia, a dura realidade de fazer limpeza de casas para atingirem seu objetivos.
Conversamos com a brasileira Milena Terra e ela nos relata sua história nos EUA.

Gazeta: Quando saiu do Brasil você tinha o objetivo de morar nos Estados Unidos?

Milena:Sim. Eu vim para o EUA para uma vida melhor, atingir o sonho americano, talvez não financeiro mais uma vida nova. Creio que é o que todos buscam. Quando cheguei pedi a extensão de minha permanência no país, mas consegui apenas por seis meses, ficando sem condições de obter documentação legal por 8 anos.

Gazeta : Como você não portava de permissão de trabalho, tentou dar entrada em algum processo que pudesse lhe ajudar a obter a documentação?

Milena: Dei entrada em 2001 com o advogado Javier Lopera e depois que ele foi preso, todos os casos ficaram parados, então tive de contratar outro advogado que pudesse resolver a situação, pois eu tínha de provar que não havia fraude em meu caso e o advogado Tony Maizel que cuidou de tudo, conseguiu provar que não havia nada que me desabonasse. Depois que demos entrada no processo, por 3 anos anos nada aconteceu. Não tínhamos dado entrada rapidamente, pois o processo é muito caro, quando organizamos nossas finanças em Janeiro de 2005 demos entrada no processo, primeiro veio a permissão de trabalho, e seguro social, depois fui na entrevista para ter minhas impressões digitais tiradas, mudaram o visto em meu passaporte e depois de um mês eu retornei a carteira de trabalho, pois quando o processo é aprovado esta não é mais necessária, só é preciso ter o Greencard. No dia 08 de Junho de 2005, meu sogro contou para o Pastor Gesiel Gomes e entregou os documentos para ele, porque meu sogro quem recebeu , como ele estava em uma campanha de oração e conseguiu o que tinha pedido, ele pediu ao Pastor Gomes que nos entregasse durante o culto. Foi uma emoção muito grande quando ele nos chamou e entregou o meu documento e o documento de meu esposo.

Gazeta: Como você se sentiu a primeira vez que retornou ao Brasil após 8 anos?

Milena: demorou quatro meses para eu ir para o Brasil. Mas foi muito bom, na hora que começou a chegar próximo do país, eu comecei a pensar em tudo que aconteceu e me deu uma ansiedade muito grande, pois eu vi que as promessas de Deus estavam sendo realmente concretizadas em minha vida.

Ao descer do avião toda a família de Milena e do esposo estavam a sua espera com uma grande festa preparada para ambos. As novidades eram muitas, Milena estava retornando casada e levando o esposo para conhecer sua família, foi uma emoção muito forte pois a família, após três tentativas em obter o visto americano para visitá-la não havia conseguido-o. As novidades foram presenciadas no momento da chegada e no decorrer dos 19 dias que Milena passou com a família após 8 anos de espera. Hoje residindo em Deerfield Beach com seu esposo, e tendo seu Greencard em mãos, a curitibana vê a vida como uma porta enorme de oportunidades para a conquista de muitos sonhos.