A promessa da empresa All Aboard Florida de ligar Miami e Orlando por meio de trem de passageiros irá, inicialmente, servir somente Miami, Fort Lauderdale e West Palm Beach, com inauguração prevista para o final de 2016, de acordo com o “Sun Sentinel”.
No dia 8, a companhia revelou que planeja construir a estação em Fort Lauderdale e duplicar os trilhos no final do verão.
O presidente da companhia, Michael Reininger, afirma que o serviço inicial não irá competir com o Tri-Rail porque seus trens passarão apenas em três cidades em uma viagem de uma hora. Já o Tri-Rail faz 16 paradas entre o Aeroporto Internacional de Miami e West Palm Beach em uma viagem que demora mais de 90 minutos.
A companhia revelou os planos de $30 milhões de dólares da construção da estação no centro de Fort Lauderdale. Os planos para a estação de Miami foram anunciados em junho e os detalhes da estação de West Palm Beach serão revelados em breve.
All Aboard Florida terá 16 trens em cada sentido, diariamente, das 6am às 9pm. Estima-se que a passagem custará entre $30 e $36 dólares para cada sentido da viagem – bem mais caro que a viagem do Tri-Rail, a $6.90 dólares, para uma viagem de Miami a West Palm Beach, de acordo com o “Sun Sentinel”.
A segunda fase do projeto - de West Palm Beach a Orlando - está dependente da conclusão de um estudo ambiental. A crescente oposição no Trasure Coast quer desacelerar ou parar o projeto, porque não há planejamento de paradas na região.
O governador Rick Scott - um dos maiores defensores do projeto - pediu que o processo seja desacelerado para ouvir mais o parecer do público.
“Em viagens pelo estado, ouvi de muitas famílias da Flórida que estão preocupados com o aumento do tráfego ferroviário e como isso irá impactar suas comunidades”, Scott escreveu recentemente para o All Aboard Florida e o Federal Railroad Administration.