Shakira leva 5 prêmios em noite de gala do evento Billboard Latinos 2006.

Por Gazeta Admininstrator

A cantora colombiana Shakira foi o principal destaque do Billboard Latinos 2006, em cerimônia realizada nessa quinta-feira(27) no Hotel Seminole Hard Rock em Hollywood, Flórida.

Ela arrematou cinco prêmios, seguida de perto pelo espanhol Alejandro Sanz, com quatro. Já o favorito da noite o porto-riquenho Daddy Yankee arrematou apenas três categorias.

A cantora também foi reconhecida por seu trabalho com a "Fundación Pies Descalzos". Nesse projeto a colombiana ajuda crianças desalojadas pelo conflito que já dura 40 anos em seu país.

Entre outros prêmios, Shakira ganhou nas categorias de álbum do ano feminino por Fijación Oral Vol.1 e, junto com o espanhol Alejandro Sanz, pelo sucesso La Tortura, tema do ano, canção mais difundida e ringtone do ano - toque de celular.

Daddy Yankee arrematou três dos dez prêmios aos quais seu nome havia sido indicado. Entre eles o de melhor álbum de reggaeton por Barrio Fino: En Directo, cuja versão em estúdio produziu La Gasolina.
Os produtores de La Gasolina, o duo dominicano Luny Tunes, foram levaram o prêmio como Produtores do ano.

Não faltou um tom político à cerimônia. Christian, do grupo juvenil mexicano RBD, ao receber o troféu álbum pop do ano, por Rebelde, disse "mexicanos e latinos estamos com vocês", uma clara alusão à polêmica questão da migração que agita os EUA. O RBD ganhou ainda o prêmio de público e o de álbum pop do ano.

Também foram premiados o dominicano Andy Andy, com melhor álbum tropical masculino e tropical novo e tema tropical mais difundido por Ironía, e o colombiano Juanes, que levou três prêmios, entre eles artista do ano e compositor do ano.

A premiação teve shows de Shakira, Daddy Yankee, os cubanos do hip-hop Orishas e o porto-riquenho Gilberto Santa Rosa.