Sindicalistas mexicanos saem às ruas a favor das manifestações de "Um dia sem Imigrantes?.

Por Gazeta Admininstrator

Cidade do México - Sindicalistas mexicanos vão às ruas no centro da Cidade do México na manhã desta segunda-feira (01) para dar seu apoio a manifestação de "Um dia sem Imigrantes”. Além de demonstrar seu apoio os manifestantes também querem realizar um boicote as empresa McDonald´s, Wal-Mart e centenas de outras companhias norte-americanas.

O protesto foi aderido por cerca de seis governadores mexicanos que manifestaram seu apoio. Porém não há nenhuma estimativa quanto a conseqüências imediatas desses protestos, porque sendo realizados no feriado do Dia dos Trabalhadores o comércio normalmente tem um menor movimento.

Entretanto, para a gerente de uma loja da cadeia de fast-food Burger King, Marina Serna, houve prejuízos. De acordo com ela, o estabelecimento recebeu apenas um cliente na primeira 1 hora e meia de funcionamento - apesar de os donos da franquia serem mexicanos.

O movimento sindicalista - que tradicionalmente promove ações no primeiro de maio - dedicou a marcha deste ano à legalização de trabalhadores mexicanos nos Estados Unidos.

Autoridade mexicanas tentaram ficar distantes dos protestos no México e nos EUA e o presidente Vincent Fox solicitou prudência aos manifestantes. "Eles (os manifestantes) não devem ser um elemento de provocação ou que promova a xenofobia", disse Fox.

A passeata desta segunda-feira deve se dirigir a embaixada dos EUA onde o líder Zapatista, subcomandante Marcos, também planejou uma ato em apoio ao boicote.