Site que conecta brasileiros pela culinária típica está em expansão pelos EUA

Por Marisa Arruda Barbosa

Flavio-estevam-dinneer - Copy

Está com saudades daquela comidinha típica brasileira ou quer mostrar seus dotes culinários e ainda ganhar um dinheiro extra com isso? O site Dinneer.com tem feito sucesso em 17 países e está em expansão pelos Estados Unidos.

Ao observar o comportamento das pessoas no Facebook e Instagram postando diariamente fotos de comida e comentários incluindo autoconvites para experimentar os pratos, o empresário Flávio Estevam, de 35 anos, resolveu criar o Dineer, em julho de 2015, que tem a intenção conectar brasileiros que querem ter uma experiência gastronômica diferente com aqueles que são cozinheiros de mão cheia.

Além de fazer sucesso em várias cidades do Brasil e de outros países, o Dineer está em expansão pelos EUA.

“Estamos iniciando a operação nos EUA e já existem alguns anfitriões na Califórnia e Massachusetts, mas a demanda está muito maior dos visitantes buscando anúncios em Orlando, onde temos apenas uma anfitriã. Esperamos que, até julho desse ano, os brasileiros encontrarão cerca de 2 mil hosts brasileiros em todo os EUA”, avalia Flávio.

Conheça mais sobre o Dineer:

GAZETA – Qual o objetivo do Dineer? Flávio - Criei o Dinneer.com com objetivo de conectar pessoas que amam cozinhar e receber visitas em casa com pessoas que buscam experiências gastronômicas diferentes. Logo identifiquei que alguns brasileiros viviam fora do Brasil estavam na plataforma recebendo reservas constantemente. E após essa validação de mercado começamos a levar o Dinneer para todos brasileiros que vivem fora do Brasil e gostariam tanto de ganhar dinheiro extra em casa quanto aos que gostariam de comer comidas típicas brasileiras de uma forma fácil.

GAZETA – O site está tendo mais repercussão no Brasil ou no exterior? Flávio - No Brasil estamos tendo muita visibilidade pela mídia nacional, fazendo com que mais pessoas reservem almoços e jantares na plataforma. Mas, o maior mercado está sendo no exterior, onde está ocorrendo a maior parte das reservas, pois os brasileiros estão amando ter a possibilidade de comer uma comida caseira típica do seu país feita na casa de um brasileiro por um brasileiro.

GAZETA – Quantos “hosts” vocês já têm e em quantas cidades e países? Flávio - São mais de 1.900 hosts espalhados em 142 cidades de 17 países e pretendemos levar a comida brasileira para os brasileiros matarem as saudades da terrinha em mais de 100 países até 2017.

GAZETA – Você já passou pela experiência de estar longe de casa e com saudades da comida brasileira? Flávio - Eu já morei na Nova Zelândia e no Japão e sentir na pele a falta que a nossa comida faz me fez repensar o objetivo do negócio e abraçar essa missão de facilitar o acesso à comida brasileira a todos os brasileiros que estão fora de sua terra natal para que possam matar a saudade de comer a sua comida nativa e, com isso, levar a felicidade para os corações que sentem saudade de casa.

[caption id="attachment_113984" align="alignright" width="268"] Flávio Estevam[/caption]

GAZETA – Como funciona o site? Flávio - O visitante irá à casa de um host comer a comida feita pelo host junto com ele, pois a hospitalidade nesse momento é muito importante - diferente de um restaurante, onde as pessoas não conhecem o cozinheiro. Mas, primeiro, o visitante reserva um almoço ou jantar com menu e número de pessoas definidos, pelo site www.dinneer.com. Ele realiza o pagamento e marca a data. Já o host aprova a reserva, confirma a data e endereço direto com o visitante e, no dia agendado, realiza o jantar. Após 24hs do jantar o host recebe 90% do valor do anúncio, já que o site cobra do host uma taxa de serviço de 10% para cobrir o custo da transação bancária.

GAZETA - Financeiramente, quanto dá para a pessoa ganhar como “extra”? Flávio - Temos centenas de pessoas que recebem visitantes pelo menos uma vez por mês e fazem os jantares pelo prazer de servir, mas outros hosts estão usando o Dinneer como uma solução para ganhar uma renda extra, que pode chegar a $2.500 dólares por mês, dependendo da quantidade de reservas que recebem por mês. Estamos participando dessa revolução do Shared Econonomy, onde a riqueza não fica concentrada nos grandes centros comerciais ou nas grandes redes de restaurantes. A riqueza vai para dentro da casa das pessoas, fazendo com que um brasileiro que mora em um bairro possa comprar de outro brasileiro no mesmo bairro, fazendo com que a riqueza aumente localmente.

GAZETA – Alguma ideia de quanto a pessoa pode economizar em relação a um restaurante? Flávio - Você pode encontrar um almoço para duas pessoas que será servido arroz, feijão, bife e batata frita com guaraná a vontade por $20 dólares, até um jantar no Brasil com pratos gourmet para quatro pessoas feito por um chef de cozinha italiano que podem custar até $300 dólares. Já os cardápios anunciados fora do Brasil trazem a simplicidade da comida caseira e com isso o visitante pode economizar até 50% comparando ao valor que iria pagar em um restaurante, isso quando há algum restaurante na cidade em que vive. Sabemos que os brasileiros são anfitriões por natureza e que amam o calor humano em volta de uma mesa, ainda mais comendo uma feijoada ou churrasco, coisas que só os brasileiros têm. É isso que o Dinneer está fazendo, conectando esse calor humano ao redor de uma mesa farta de comida brasileira.

Informações: visite www.dinneer.com