Situação nos aeroportos brasileiros não será ideal até o final do ano

Por Gazeta Admininstrator

O presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Milton Zuanazzi, reconheceu nesta quarta-feira que a situação nos aeroportos brasileiros "ainda não será a ideal" no final deste ano. Segundo ele, a população deve ficar tranqüila, pois todas as medidas necessárias para amenizar a crise foram tomadas, mas o cenário não estará normal.

"Todas as medidas de curto e médio prazo que podiam ter sido tomadas foram tomadas. Vamos ter um final de ano que consideramos bom, mas ainda não o ideal."

Zuanazzi participa de uma audiência pública sobre os problemas do setor aéreo brasileiro, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Estão presentes também o ministro da Defesa, Waldir Pires; o comandante da Aeronáutica, Luiz Carlos Bueno; o presidente da Infraero, José Carlos Pereira; o representante do Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Vôo, Jorge Carlos Botelho; o diretor-presidente do Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas), Marco Antonio Bologna; e a presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Graziella Baggio.

Na abertura da audiência, o ministro da Defesa negou que tenha havido contingenciamento dos recursos destinados ao setor por parte do governo federal, conforme apontou um relatório do TCU (Tribunal de Contas da União) divulgado terça-feira (11). Para o tribunal, houve cortes e contingenciamento de R$ 522 milhões no setor nos últimos três anos, além de má gestão.