Skank no Club Cinema

Por Gazeta Admininstrator

A banda Skank chegará aos Estados Unidos, no dia 26 (New York), e se apresentará na Flórida, no sábado, dia 27. A turnê, que prosseguirá, no dia 28, em Massachusetts e, no dia 30, em Los Angeles, acontece em um momento em que o grupo colhe os louros do sucesso do CD “Estandarte”. Por causa desse CD, os quatro são os artistas que têm o maior número de indicações ao prêmio Multishow (seis), que ocorre, em agosto, no Rio de Janeiro.

O vocalista do grupo, Samuel Rosa, recebeu o maior número de indicações individuais. Tudo isso por conta do álbum “Estandarte”, cujas músicas o público brasileiro que vive no Sul da Flórida terá a oportunidade de curtir, durante a apresentação no Clube Cinema.

O disco abre com a presença dos metais (marcantes nos anos 1990 da banda) em Para-raio, descrita por Samuel como “meio soul, Roberto Carlos dos anos 1970, um pouco negão”. “Jogamos mais luz no re-pertório de 2000 para cá, mas, em momento algum, tem amnésia. Muita gente vai ao show para ouvir músicas antigas.” Desse passado mais distante, uma das canções que deve entrar é o megahit Resposta, de Siderado (1998.

O Skank promete agitar os brasileiros na América. O público aguarda ansioso por “Ainda Gosto Dela”, música do 10° álbum, “Estandarte”, e cantada em parceria com Negra Li.

O “Estandarte” é sucesso de crítica musical. Para a Revista Rolling Stone, trata-se de um dos 25 melhores CDs nacionais lançados no ano de 2008.
Depois de 18 anos de carreira, e uma penca de sucessos acumulados, hoje, é impossível o Skank apresentar, em um único show, todas as canções que o público gostaria de ouvir. Para amenizar a situação, a banda mineira colocou nas mãos dos fãs a oportunidade de escolha das canções que farão parte do bis de cada apresentação. “Resposta” ou “Esmola”? “Tanto” ou “Pacato Cidadão”? Problema do público...

A ideia, após diversos shows pelo Brasil, foi aprovada pela banda. “Eu acho que a tecnologia está aí para ser utilizada. O que eu não gosto é que Vando o artista começa a ficar refém dela. Acho a escolha do bis pelo público muito boa. Não sei se isto se tornará uma regra. Acho que o público também quer ser surpreendido. A gente, às veze,s fica falando que, com esta história de internet 2.0, agora, estamos criando o show 2.0, onde o público define o final”, afirmou Henrique Portugal.

Apesar de ainda não haver nada confirmado, os fãs do grupo podem manter a esperança. “Estamos pensando, mas ainda não definimos se faremos o lançamento de um DVD este ano”, disse o tecladista.

Até agora, para Samuel Rosa, Henrique Portugal, Haroldo Ferretti e Lelo Zaneti, o único plano em mente é permanecer na estrada por mais algum tempo. “Acho que devemos tocar, até o final do ano, com este CD. Como ele começou muito bem com a música “Ainda Gosto Dela”.

Carreira
Antigos sucessos como “Mil Acasos”, “Futebol”, “Vou Deixar”, “Balada do Amor Inabalável”, “Resposta” e a dançante “Garota Nacional”, tornaram o conjunto conhecido dentro e fora do Brasil. Países como Bélgica, Dinamarca, Chile, Suíça e Portugal já se renderam ao suingue do Skank.
O primeiro álbum do grupo, Skank, gravado de forma independente, foi lançado em 1992. Após 1.200 cópias das 3.000 iniciais serem vendidas, a Sony Music decidiu assinar contrato com o Skank, e relançou o álbum em abril de 1993. Os singles “O Homem Que Sabia Demais”, “Tanto” e “In(Dig)Nação” levaram o grupo a mais de 120 concertos pelo Brasil, que resultaram na vendagem de 120 mil cópias do álbum de estreia.

O segundo álbum, Calango (1994), inaugurou a parceria com o produtor paulista Dudu Marote. Se destacaram nas rádios as canções “É Proibido Fumar”, “Te Ver”, “Pacato Cidadão”, “Esmola” e “Jackie Tequila”, resultando em 1.200.000 cópias vendidas do álbum.

“Garota Nacional” foi o principal single de O Samba Poconé, álbum de 1996. Chegou a liderar as paradas na Espanha e levou o grupo a excursionar por países como Argentina, Chile, Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Suíça e Portugal. O disco recebeu a participação do francês Manu Chao em três canções - “Sem Terra”, “Los Pretos” e “Zé Trindade”. O álbum atingiu a marca de 1.800.000 cópias vendidas.

A Sony Music, em 1997, lançou a compilação Soundtrack For a Century para comemorar o seu centenário, adicionando “Garota Nacional”, a única canção em língua portuguesa.

Em 1998, a FIFA incluiu “É Uma Partida de Futebol” no disco oficial da Copa do Mundo. No mesmo ano, Samuel Rosa inicia uma série de concertos com o cantor e compositor mineiro Lô Borges.

Em 1999, a banda participou de Outlandos D’Americas, um tributo de grupos sul -americanos ao The Police gravando “Estare Prendido En Tus Dedos”, versão da canção “Wrapped Around Your Finger”.

Maquinarama, lançado em julho de 2000, teve a produção de Chico Neves e Tom Capone e vendeu 275 mil cópias. Os principais singles deste disco foram “Três Lados”, “Balada do Amor Inabalável” e “Canção Noturna”. Maquinarama é considerado um divisor de águas na carreira do grupo, que já não mais utilizou metais em suas gravações.

Em 2001, com a parceria da MTV Brasil, o grupo grava na cidade de Ouro Preto o seu primeiro disco ao vivo. MTV Ao Vivo em Ouro Preto vendeu 600 mil cópias. A única canção inédita deste projeto, “Acima do Sol”, liderou as paradas de rádio no país. No ano seguinte Samuel Rosa participa em “É Proibido Fumar” do Acústico MTV de Roberto Carlos.

Cosmotron, produzido pelo grupo e Tom Capone, foi lançado em julho de 2003 e vendeu 250 mil cópias. “Dois Rios”, “Vou Deixar” e “Amores Imperfeitos” foram as faixas que se destacaram. O álbum foi premiado, no ano seguinte, com o Grammy Latino de melhor gravação de rock.

Radiola, lançada em outubro de 2004, foi a primeira compilação do Skank. A regravação de “Vamos Fugir” de Gilberto Gil e Liminha foi uma das quatro canções inéditas. Radiola vendeu 200 mil discos. Assim como “Vou Deixar”, no ano anterior, “Vamos Fugir” foi a canção com maior comerciali-zação de ring tones, em 2005.

Em março de 2006 a banda iniciou em Belo Horizonte as gravações de seu nono álbum, Carrossel, o sétimo com canções inéditas. O trabalho recebeu a produção de Chico Neves, produtor que atuou anteriormente em Maquinarama, e Carlos Eduardo Miranda, produtor do Acústico MTV da banda
Em outubro de 2006, a banda é o primeiro grupo brasileiro a ter um álbum lançado em formato digital. Um fabricante de telefones celulares, Sony Ericsson, lança um aparelho com o álbum Carrossel completo e o videoclipe de “Uma Canção é Pra Isso”. Em Abril de 2007, o Skank, também de forma pioneira, recebe o “Celular de Ouro”, reconhecido pela APBD, pela vendagem de 61.000 unidades do produto.

Em fevereiro de 2008, o grupo retoma a parceria com Dudu Marote e grava “Beleza Pura”, de Caetano Veloso, para a abertura da novela com o mesmo nome.

Também em 2008, o grupo entra em estúdio para a gravação de seu novo álbum de inéditas, Estandarte.