Skyfall e os 50 anos de James Bond - Cinema

Por JANA NASCIMENTO NAGASE

BraveSupersetComboArt

Estreia no próximo dia 9 de novembro, Skyfall, o vigésimo terceiro filme da franquia do agente secreto britânico 007, mais conhecido como James Bond. Todos os filmes foram baseados na série de livros criados pelo escritor britânico, Ian Fleming. Skyfall estreiou primeiro em 25 países e arrecadou $77 milhões de dólares no final de semana de estreia.

Cifra bem interessante, já que o longa ainda não estreiou por aqui. Esse é o primeiro James Bond exibido no formato IMAX e foi criado uma alta expectiva em torno disso. Em Skyfall, a lealdade do Agente 007 a M é colocada à prova quando o passado dela volta a assustá-la. Com o MI6 sob ataque, James Bond temque rastrear e destruir a ameaça feita através da web (cyber-terrorismo). Daniel Craig e Judi Dench retornam aos personagens James Bond e M. Javier Bardem é o vilão Raoul Silva, que está fantástico em sua atuação e caracterização. No elenco também alguns novatos na franquia, como Ben Whishaw, Albert Finney, Ralph Fiennes, Berenice Marlohe, Naomi Harris, entre outros. Sam Mendes ficou a cargo da direção. No roteiro, John Logan, Neal Purvis e Robert Wade.

Segundo a produtora Barbara Broccoli, “Skyfall é o vigésimo terceiro filme e os 50 anos do primeiro filme de James Bond… a pressão é muito grande, tinhamos que fazer o melhor filme da franquia, a expectative é muito grande”. Broccoli acrescenta que Sam Mendes como diretor foi uma excelente escolha: “como ele sabia muito da história de Bond, Sam sabia o que funcionava e o que o expectador está esperando. Fiquei muito satisfeita com seu trabalho”. O vilão da história é interpretado por Javier Bardem, que se transformou para o papel e disse: “quando eu li o roteiro, eu já fiquei imaginando o que poderia fazer com a personagem. E trabalhar com Sam Mendes, Daniel e todo o elenco, era inacreditável. Eu não podia dizer não para isso”. Para Daniel Craig, “Javier é um dos meus atores favoritos e atuar com ele foi muito interessante”.

Também não ppodemos esquecer das tão marcantes e inesquecíveis Bond Girls, que durante a mesa redonda, passamos a chamá-las de Bond Women ou Bond Ladies. Mocinhas ou bandidas, loiras ou morenas, elas são o tipo femme fatale, e no final, sempre estão se convertendo em interesses amorosos do agente 007. Dessa vez, Berenice Marlohe, uma atriz francesa com uma beleza bem exótica, e Naomis Harris, inglesa que tem se destacado muito em Hollywood. As duas assumem o posto com muita elegância e sofisticação. Segundo Berenice, “é um prazer fazer parte dos 50 anos dos filmes do Agente 007”.

Nossa colunista participou da mesa redonda com o atores Daniel Craig e Javier Bardem, com as atrizes Naomi Harris e Berenice Marlohe e com a produtora Barbara Broccoli, a convite da Sony Pictures.

Mais algumas estreias da semana

Brave

A partir do dia 13 de novembro, já está disponível em DVD e Blu-ray™ da animação da Disney Pixar, Brave. Brave conta a história de Merida, uma princesa que queria ser arqueira mesmo sendo filha da nobreza. Ela confronta os desejos de sua mãe, colocando em perigo o reino e a vida de sua família. Agora, ela tem que lutar contra as forças da natureza, da magia e de uma maldição sombria para consertar seu erro. No elenco de vozes, Emma Thompson, Kelly Macdonald, Billy Connolly, Julie Walters, Robbie Coltrone, entre outros. A direção ficou a cargo de Brenda Chapman e Mark Andrews. Você poderá encontrar o combo de duas maneiras: 5-disc combo pack (Blu-ray™ 3D + Blu-ray™ + extras + DVD + cópia digital); 3-disc combo pack (Blu-ray™ + extras + DVD). No Blu-ray™, você também encontrará o novo curta-metragem, The Legend of Mor’du, que explica a origem do monstruoso urso Mor’du.

The Details (Radius TWC)

Tobey Maguire e Elizabeth Banks vivem um casal cuja a família começa a desmoronar quando guaxinins invadem seu jardim. Ressentimentos, traições e homicídios fazem parte dessa trama. Além de Maguire e Banks, no elenco Ray Liotta, Kerry Washington, Laura Linney, Dennis Haysbert, entre outros. Na direção: Jacob Aaron Estes. Estreia: 9 de novembro.