Snowden pede asilo a 21 países

Por Gazeta News

Edward Snowden, o ex-analista de Inteligência americano, enviou pedido de asilo a 21 países, incluindo Brasil, Cuba, Venezuela, Bolívia, Nicarágua, China, Rússia, Alemanha e França, revelou no dia 1º o site Wikileaks. Snowden revelou o esquema do governo do presidente Barack Obama para ‘grampear’ telefonemas e e-mails em todo o mundo.

Snowden acusou o presidente Obama de “pressionar os dirigentes” de vários países para obter sua extradição. “No dia 27, o presidente Obama declarou ao mundo que não permitiria qualquer ‘tramoia ou negociata’ diplomática a meu respeito. Entretanto, após prometer não agir desta maneira, o presidente determinou a seu vice (Joe Biden) que pressionasse os dirigentes dos países aos quais pedi asilo político para que negassem a demanda”, disse.

Joe Biden tratou da situação com o presidente do Equador, Rafael Correa, durante o último final de semana, e teria pedido que ele rejeitasse o pedido de asilo político realizado pelo ex-analista da NSA.

As últimas revelações de Snowden, 30 anos, indicam que os Estados Unidos “grampearam” embaixadas de países aliados, incluindo a representação da União Europeia (UE) em Washington.