"Sô Zé"grava DVD em Fort Lauderdale
Dia 29 de setembro o público do Sul da Flórida terá a oportunidade de se divertir com a comédia que vem atraindo grandes platéias em várias cidades norte-americanas.
“Dedos de Prosa” é o nome do show do comediante André Luiz Ferreira, criador do hilário personagem caipira “Sô Zé”, já bastante conhecido da comunidade brasileira através de suas aparições em comerciais da TV Globo Internacional. O show terá preços populares: $15 para o público em geral e ape-nas $10 para crianças até 12 anos. O próprio “Sô Zé” avisa que este show será adequado a todas as as idades, e promete um espetáculo com muito riso e alegria para toda a família brasileira.
E são justamente as piadas, frases, “tiradas” e “causos” do espirituoso e sincero ”Sô Zé” que estarão presentes no show marcado para o Parker Playhouse em Fort Lauderdale. O show vem de temporadas de sucesso em diversos estados norte-americanos, especialmente em Boston, onde foi gravado o primeiro DVD do artista. O crescente sucesso do personagem “Sô Zé” é uma grande conquista para o comediante André Ferreira, que vê em seu exemplo de luta, uma inspiração para todos os imigrantes:
“Num futuro bem próximo poderemos mostrar ao nosso País a história de um imigrante brasileiro que teve que sair do seio de sua pátria e buscar oportunidade na terra do Tio Sam. Mostrará que quando se trabalha com humildade, respeito e seriedade, Deus abençoa e ampara, dando força para acreditar que existem pessoas boas neste mundo que realmente fazem a diferença”, disse.
Em Fort Lauderdale, “Sô Zé” espera contar com o apoio maciço da comunidade brasileira, afinal, escolheu a cidade para a gravação de seu segundo e mais elaborado DVD: “Sou apaixonado pela Flórida, aliás todo mundo é, não é mesmo? Sempre fui muito bem recebido aqui e ficou fácil decidir onde gravaria meu segundo DVD. Escolhi o Parker Playhouse, que conheci na grande noite do Press Award e achei um excelente local, bonito e adequado. Espero contar com uma casa lotada de meus amigos brasileiros e de todos os gringos que entendam português e entendam nossas piadas caipiras”, diz André.
Antes e depois de “Sô Zé”
Desde que chegou aos Estados Unidos, o ator e humorista (atua, escreve, dirige e produz seus espetáculos) André Luiz Ferreira, já trabalhou em várias peças teatrais em Boston, tais como “Meu Brasil é Aqui”, “Vivendo na América” (quando contracenou com Luis Salem) e “Haja Coração”. Nesta última, André fez quatro personagens: um carioca, um mineiro, um nordestino e um gaúcho, contracenando com o cantor e ator global Marcelo Faustini.
Antes mesmo do show em Fort Lauderdale, ele participa, mais uma vez a convite da diretora Edel Holz, da peça “ Brega é quem me diz”, onde irá contracenar com o cantor e agora também ator, Sidney Magal. André também está no elenco do filme “Atalhos e Retalhos” já em fase de pré-produção e que tem como tema a violência doméstica e assédio sexual no ambiente de trabalho. O filme terá parte de suas filmagens em Boston.
Mas, o carro chefe do ator Andre Luiz Ferreira é sem dúvida o caipira “SÔ ZÉ”, um matuto da roça, contador de “causos”, casado com Dona Nadira e pai de 12 filhos, pessoa simples, humilde que adora pescar, caçar, ouvir o canto dos pássaros e de uma boa prosa. O próprio André conta como surgiu esse personagem tão brasileiro:
“Tudo começou em 1999 como uma brincadeira entre amigos, na empresa onde eu trabalhava, a Usiminas Mecânica, na cidade de Ipatinga. Foi ali que aconteceram as primeiras apresentações, em festas de final do ano e em reuniões de colegas. A partir de 2000, quando comecei a trabalhar na Rádio Grande Vale FM, também em Ipatinga, o personagem começou a ganhar popularidade, em todo o Vale do Aço e regiões vizinhas. Comecei a aparecer na mídia, fazendo shows em teatros nas cidades vizinhas, enfim”.
Um salto importante foi dado quando André gravou o primeiro CD de piadas contadas pelo personagem “Sô Zé”, intitulado “Dedos de Prosa”. Logo após o sucesso desse CD, André decidiu vir para os Estados Unidos. Em outubro de 2001, “Sô Zé” gravou seu primeiro comercial para a TV, mostrando o Super Mercado Brasileiro, e fez muito sucesso. Surgiram então convites para outros comerciais. Logo o personagem adotava o slogan de “O Caipira mais Famoso da América”. Em 2004 André Luiz, foi trabalhar na Rádio Portuguesa da cidade de New Bedford, dentro do programa Mix Brasil que ia ao ar todos os domingos pela manhã. Mais uma vez o êxito motivou o início das apresentações ao vivo que se multiplicaram por dezenas de cidades. E desta vez, não apenas em Massachusetts. A fala do “Sô Zé”, garantida pelo sucesso dos comerciais na Globo, o trouxe à Flórida, onde se apresentou pela primeira vez em Deerfield Beach e Fort Myers.
