Sob críticas, prefeito abre os festejos do carnaval de Nova Orleans

Por Gazeta Admininstrator

A cidade de Nova Orleans, nos Estados Unidos, ainda em fase de recuperação depois de ter sido devastada pelo furacão Katrina em agosto passado, deu início nesta sexta-feira ao seu mundialmente famoso carnaval, o primeiro após a tragédia.

Mesmo com as críticas dos que consideram que é ainda muito cedo para celebrar festas, o prefeito da cidade, Ray Nagin, decidiu manter a tradição de inaugurar a sessão do Mardi Gras, doze dias depois do natal, argumentando que é a melhor maneira de demonstrar que a Nova Orleans segue em frente.

As celebrações normalmente se concentram no Bairro Francês, uma das áreas menos destruídas pelo Katrina e pelas inundações que arrasaram o resto do núcleo urbano.

Alguns políticos, respaldados por muitas pessoas que tiveram que deixar suas casas por causa do furacão e ainda não puderam voltar, reagiram com duras críticas à decisão de se abrir oficialmente os festejos.

Nagin disse estar consciente de suas preocupações e objeções, mas decidiu seguir em frente por razões, entre outras, de caráter econômico já que o carnaval é uma das principais fontes de capital para a cidade da Luisiana.

O Mardi Gras, cuja festa principal será celebrada no dia 28 de fevereiro, atrai cerca de 135 mil turistas todos os anos.