Sobe para 16 o número de mortes por surto de meningite fúngica

Por Gazeta News

meningitis

O surto de meningite fúngica ligado a injeções de esteróide contaminado matou mais um paciente na Virgínia, elevando o número nacional de mortos para 16, afirmou o Departamento de Saúde, em comunicado no dia 16.

Funcionários sanitários em 23 estados procuram as quase 14 mil pessoas que receberam as doses potencialmente contaminadas nos últimos meses para alertá-los sobre o perigo, mas o longo período de incubação da doença - que demora até 42 dias para que pacientes sintam os sintomas - complicou os esforços.

Novos remédios vinculados Segundo autoridades, dois novos remédios podem ter provocado meningite, além do esteróide contaminado da farmácia de Massachusetts. Um paciente que recebeu uma injeção de esteróides de outro tipo também desenvolveu a infecção.

A FDA (Food and Drug Administration) não disse quantas pessoas correm o risco de contrair meningite, da qual já foram registrados 205 casos em 14 estados do país, após a detecção de dois novos remédios também vinculados à doença.

Dois pacientes transplantados que receberam uma solução produzida pela NECC, que induz a paralisia do músculo cardíaco durante cirurgia de peito aberto, desenvolveram posteriormente esta meningite fúngica rara, segundo a FDA.