Sobe para 600 número de indocumentados presos pela imigração nos EUA

Por Gazeta News

ICE AP
[caption id="attachment_137459" align="alignleft" width="300"] Na última semana, 600 pessoas foram presas por agentes da ICE: Foto: AP[/caption]

Mais de 600 imigrantes indocumentados em 11 estados americanos foram detidos pelas autoridades de Imigração para serem deportados, na última semana.

As prisões ocorreram em Los Angeles (160), Geórgia, Carolina do Norte, Carolina do Sul (200); e Illinois, Kansas, Kentucky, Missouri e Wisconsin (200), além de 40 em Nova York, de acordo com dados divulgados no dia 12.

Na Califórnia, os agentes detiveram dezenas de pessoas em casa ou a caminho do trabalho. Segundo o diretor de Imigração para a área de Los Angeles, David Marin, das 160 pessoas presas, 75% tinham condenação por crime. Os demais, realizaram pequenos delitos ou estavam ilegalmente nos EUA. Entre os detidos em Los Angeles, 37 foram deportados para o México.

O presidente, Donald Trump, enfatizou: “O combate aos criminosos ilegais é meramente o cumprimento da minha promessa de campanha. Membros de gangues, traficantes e outros estão sendo removidos”, disse no Twiter.

Segundo Gillian Christensen, assessora de imprensa do Departamento de Segurança Interna, “o foco dessas operações de segurança é consistente com as prisões de rotina levadas adiante diariamente pela Equipe de Fugitivos da ICE”.

“Todas essas pessoas violaram algum tipo de lei de imigração”, afirmou um oficial de imigração sob condição de anonimato, acrescentando que algumas de suas acusações incluíam estupro e agressão. “Não vamos ao Walmart para checar seus papéis. Nós sabemos exatamente quem estamos buscando”, disse ao New York Times.

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, em nota, tentou manter a calma dos imigrantes que vivem na cidade. "Nova-iorquinos devem ficar assegurados de que os funcionários da prefeitura, inclusive da polícia, nunca vão perguntar qual é seu status imigratório, e que a polícia nunca vai se tornar agente de imigração", afirmou. Nova York é uma cidade-santuário e está sob ameaça deTrump que disse que irá reter fundos federais para cidades que não cooperarem com suas ordens executivas.