Sobram vistos H-2B

Por Gazeta Admininstrator

O U.S. Citizenship and Immigration Services (USCIS) reabriu as inscrições para o pedido de vistos H-2B (trabalhadores não-agrícolas), para o ano fiscal de 2009, e está aceitando novas petições.

O visto de trabalhador temporário não-imigrante permite que empregadores norte-americanos tragam trabalhadores estrangeiros para os Estados Unidos, a fim de preencher vagas temporáias, em atividades não-agrícolas, para as quais não há oferta de mão-de-obra de cidadãos norte-americanos.
Em geral, os trabalhadores com vistos H-2B preenchem vagas nas áreas de educação, construção, saúde, jardinagem, manufatura, alimentação, hotelaria e hospitalidade.

Embora o USCIS tenha anunciado, em 7 de janeiro deste ano, que já havia emitido um número suficiente de vistos do tipo, a fim de preencher o teto fixado pelo Congresso de 66 mil vistos, o Departamento de Estado recebeu muito menos solicitações de visto do que o esperado e, como resultado, emitiu apenas 40.640 vistos H-2B para o ano fiscal de 2009.

Isso significa que há, aproximadamente, 25 mil vistos sobrando. Por causa da baixa taxa de emissão de vistos do tipo, o USCIS decidiu reabrir o período de inscrições.

O período normal de processamento das petições de H1-B é de 60 dias. O USCIS anunciou que disponibilizará número suficiente de vistos, a fim de que seja alcançado o teto de vistos. No entanto, uma vez que todas as pedições para o ano fiscal de 2009 têm que ser avaliadas e aprovadas dentro do mesmo ano fiscal, que se encerra em 30 de setembro, o USCIS não pode garantir que todas as petições serão aprovadas a tempo.

As petições têm que ser encaminhadas pelo empregador interessado em contratar o estrangeiro, com o preenchimento do formulário I-129. O USCIS está encorajando a todos os empregadores para que preencham as petições o mais rápido possível e que solicitem o chamado premium process (processo acelerado), preenchendo o formulário I-907 e realizando o pagamento de $1 mil, que permite a agilização do processo.