Solstício de inverno faz desta quinta-feira, 21, o dia mais curto de 2017

Por Gazeta News

Esta quinta-feira, dia 21 de dezembro, marca o primeiro dia do inverno astronômico - embora o inverno meteorológico tenha começado no dia 1 de dezembro. No hemisfério norte, onde vive a maior parte da população mundial, o solstício de inverno marca o dia mais curto do ano e a maior noite.

No Sul da Flórida, o dia terá duração de 10 horas e 27 minutos – três horas e 22 minutos a menos que no solstício de verão, quando a luz do sol brilhou por 13 horas e 49 minutos, e o pôr do sol previsto para acontecer as 5:32pm, segundo o National Weather Service.

Os dias começam a ficar mais longos a partir de sexta-feira, 22, e ficarão assim até a primavera. Para os próximos dias, a previsão indica temperatura média de 80ºF durante o dia e 70ºF a máxima à noite.

De acordo com o National Weather Service, o inverno vai ser mais brando no Sul dos EUA, de dezembro a fevereiro, devido ao fenômeno La Niña, que leva mais frio ao Oceano Pacífico, provoca mais frio e chuvas para a região norte e mais calor e tempo seco para o sul dos EUA.

No hemisfério sul ocorre o contrário: o solstício de dezembro, com o dia mais longo e a noite mais curta do ano, sinalizando o início do verão.

Historicamente, o solstício era celebrado por pessoas de todo o mundo principalmente em locais místicos como em Stonehenge na Inglaterra, onde muitos ainda se reúnem para assistir o nascer do sol que significa o início de longos dias à frente. Nos tempos antigos, os Incas celebrariam o solstício no Templo do Sol em Machu Picchu, no Peru.