Bush pede que contribuintes gastem

Por Gazeta Admininstrator

O presidente George W. Bush reconheceu na sexta-feira(7) que a economia americana desacelerou e pediu que os contribuintes gastem - não guardem em poupanças, ou invistam, ou mesmo paguem dívidas - os cheques de restituição que deverão receber em alguns meses, dentro do pacote de estímulo sancionado no mês passado.

“Está claro que nossa economia desacelerou, mas a boa notícia é que nós antecipamos isso e tomamos uma ação decisiva para impulsionar a economia ao sancionar um pacote de crescimento que irá colocar dinheiro nas mãos dos americanos e nas empresas”, disse Bush, acrescentando, no entanto, que o cenário de longo prazo é positivo. “Nossa economia vai prosperar”, afirmou Bush.

“Perder um emprego é doloroso e eu sei que os americanos estão preocupados com nossa economia. Eu também”, afirmou. “Eu sei que essa é uma hora difícil para nossa economia, mas nós reconhecemos o problema antecipadamente e fornecemos à economia um impulso.”

O Departamento do Trabalho informou que a economia americana eliminou 63 mil postos de trabalho no mês passado, depois de já ter apresentado uma queda de 22 mil em janeiro.

Na semana anterior, o Departamento do Comércio confirmou que a economia americana registrou uma expansão de apenas 0,6% no quarto trimestre do ano passado. O dado marcou uma forte re-tração em relação ao terceiro trimestre, quando a economia cresceu 4,9% (após uma estimativa inicial de 3,9%).