O “SporTV Repórter” desta semana recorda o “Jogo pela Paz”, amistoso da Seleção Brasileira realizado há 10 anos, em Porto Príncipe, capital do Haiti.
A partida disputada contra a seleção local foi um momento que ficou guardado na memória da população, mas também deixou marcas nos jogadores que estiveram em campo no dia 18 de agosto de 2004.
Naquele momento, o Haiti vivia um momento caótico, de insegurança e instabilidade política. O Brasil enviou soldados em missão de paz, mas resolveu reforçar a intenção levando a Seleção Brasileira ao país, com nomes como Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo Fenômeno.
O comentarista do SporTV e ex-jogador Roger Flores foi um dos destaques da partida, autor de dois gols na vitória do Brasil por 6 a 0.
“Fiquei muito surpreso porque eu fui jogador de seleção, disputei uma Olimpíada, tive algumas convocações para amistosos, mas nunca vivi o que um campeão mundial pela seleção viveu, que é ser recebido no nosso país por uma multidão, mas pude viver isso no Haiti”, afirmou Roger.
Por questão de segurança, a delegação desembarcou poucas horas antes do jogo, mas o tempo que permaneceu no país foi suficiente para arrancar sorrisos de uma população que vive, em sua maioria, abaixo da linha da pobreza.
Embora lembre com carinho do evento e de ter levado alegria a um povo tão sofrido, Roger guardou algumas lembranças impactantes. Em seu retorno a Porto Príncipe, Roger reencontrou Dieuphene Thelamour, que esteve em campo no "Jogo pela Paz", e pôde ver que a realidade do jogador haitiano também é complicada, embora tenha participado de um momento tão especial.
O canal PFC exibe o “SporTV Repórter” neste sábado, 04 de outubro, às 10h da manhã, com reprise na segunda-feira às 23h e terça-feira às 08h30 (fusos de Brasília).