Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a expectativa de vida no Brasil não chegava aos 42 anos em 1940. Meio século depois, passou para 65 anos e meio. Em 2010, a esperança de vida era de 70 e, segundo projeções recentes do IBGE, será superior a 80 anos nas regiões Sul e Sudeste do país.
Os dados melhoraram significativamente nos últimos 50 anos, mas de que maneira essa nova fase está sendo vivida?
O SporTV Repórter desta semana mostra a história de pessoas da melhor idade que sentem no corpo e na mente os benefícios da atividade física.
O programa apresenta pesquisas que apontam que a busca pelo bem estar é um reflexo de como evoluímos nas últimas décadas. No episódio, especialistas alertam para os cuidados necessários nesta faixa etária.
O SporTV Repórter conta a história de Nora Ronái, que no início da década de 40 chegou no Rio de Janeiro vinda da Croácia, refugiada da guerra. Apaixonada por natação desde a juventude, ela foi campeã carioca de saltos ornamentais durante nove anos seguidos.
Hoje, aos 90 anos, Nora frequenta a mesma piscina onde costumava treinar quando era jovem. Quatro vezes por semana, ela nada 1.600 metros durante uma hora e vinte, nos quatros estilos.
“Se eu quisesse, nadaria 2 ou 3 mil metros. Só que o tempo passa, eu tenho uma outra vida além da natação”, Nora fala bem-humorada. No caminho de volta para casa, ela sobe e desce várias escadas, sempre com a coluna ereta.
A imagem do idoso hoje em dia não é mais o velhinho de bengala, nem a vovó fazendo crochê. O idoso brasileiro está em busca de mais qualidade de vida e procura nas atividades físicas esse bem-estar.
O canal PFC exibe o episódio inédito “A vida começa aos 60”, neste sábado, 08 de novembro, às 10h da manhã, com reprise na segunda-feira às 23h e terça-feira às 08h30 (fusos de Brasília).