“SporTV Repórter” traça o perfil do melhor nadador do mundo com síndrome down

Por Gazeta News

Pedro, exemplo de superação. Reprodução SporTV
[caption id="attachment_87604" align="alignleft" width="300"] Pedro, exemplo de superação. Reprodução SporTV[/caption]

O “SporTV Repórter” desta semana apresenta a história do brasileiro Pedro Domingues, o melhor nadador do mundo com Síndrome de Down.

O programa traça um perfil de Pedro, apresentando a história e momentos do dia a dia que revelam a personalidade do atleta.

Desde que nasceu, Pedro faz fisioterapia, vai a fonoaudiólogos, psicólogos e uma série de especialistas. Os portadores de Síndrome de Down sofrem de hipotonia, uma fraqueza muscular. Por indicação médica, começou a nadar com seis meses de vida e aos 16 anos fez a escolha de se tornar atleta profissional.

Ele treina seis vezes por semana e só descansa aos domingos. Foi assim que alcançou todos os seus recordes e o maior deles, o melhor tempo da categoria de síndrome de down no mundo nos 200 metros, estilos livre e medley.

Ao longo da vida, ganhou 308 medalhas, a maioria de ouro, 149, além de 98 medalhas de prata e 60 de bronze.

O programa também acompanha Pedro, além da rotina de treinos no Rio de Janeiro, na ida à Dinamarca, para o Danish Open, campeonato importante promovido pelo Comitê Paralímpico Internacional, que reúne atletas do mundo inteiro com limitação motora e intelectual.

O canal PFC exibe o episódio inédito “A Vida de Pedro” neste sábado, 30 de maio, às 10 da manhã, com reprise na terça-feira às 6h e às 8h15 (horários de Brasília).