BP termina injeção de cimento no poço

Por Gazeta Admininstrator

Por mais de três meses, o momento tão esperado chegou no dia 5 de agosto: a BP terminou de injetar cimento sobre a lama para fechar o poço estragado. O Governo americano deu sinal verde à BP para a injeção de cimento no poço na quarta-feira, dia 4, horas depois de a companhia anunciar o êxito da primeira fase da operação de vedação.

Conhecida como ‘static kill’ (eliminação estática), a operação consistia em empurrar o petróleo para o fundo do reservatório com a injeção de lama pesada.

O almirante retirado da Guarda Costeira Thad Allen, que coordena a resposta ao vazamento por parte do Governo dos Estados Unidos, disse, que não aceitará “de maneira alguma” que a execução da vedação atrase os trabalhos de perfuração do poço auxiliar, considerado como a solução definitiva ao derramamento.

A cimentação do poço, a cerca de 5.500 metros de profundidade, permitirá fechar sua parte inferior por meio de uma nova injeção de lama pesada e cimento.

O fim da construção do poço auxiliar, previsto pela BP para 15 de agosto, marcaria o início da última fase da operação para vedar o outro definitivamente, que vazou 4,9 milhões de barris de petróleo no oceano desde abril, quando uma plataforma da companhia explodiu e afundou, causando a morte de 11 trabalhadores.

Para comentários e sugestões: CLIQUE AQUI
Colabore enviando um e-mail ao colunista.

Para ler a versão completa do Gazeta News CLIQUE AQUI