Sul da Flórida é a quinta área metropolitana com maior população indocumentada

Por Gazeta News

illegalcities_9 quadro pew research site

Um novo estudo realizado pelo Pew Research Center apontou que mais de 60% dos 11,1 milhões de imigrantes indocumentados estão concentrados em apenas 20 grandes áreas metropolitanas nos Estados Unidos.

De acordo com a nova análise, a proporção dos imigrantes não autorizados vivendo em áreas urbanas é bem maior do que os residentes nos Estados Unidos como um todo, de acordo com um relatório divulgado na quinta-feira, 23.

O novo estudo apontou que a maior população de imigrantes indocumentados do país está na região metropolitana de Nova York, onde vivem 1,15 milhões. A Califórnia possui cinco áreas metropolitanas com o maior número de imigrantes indocumentados, logo após vem o Texas com três áreas metropolitanas na lista.

A área metropolitana do Sul da Flórida, principalmente Miami, Fort Lauderdale e West Palm Beach, é a quinta com maior população indocumentada nos Estados Unidos, atualmente com 450 mil imigrantes não autorizados, o que representa 18% da população estrangeira e 7,3% do total. Só na cidade de Miami vivem cerca de 55 mil imigrantes não autorizados.

Enquanto imigrantes não autorizados representavam 3,5% da população nacional total em 2014, essa cota foi maior - 7,3% - no sul da Flórida.No entanto, enquanto os indocumentados representavam cerca de 25% de todos os residentes nascidos no estrangeiro naquele ano, a parcela era menor – 18% - no sul da Flórida.

A única outra área metropolitana da Flórida apontada na pesquisa foi Orlando-Kissimmee-Sanford, onde vivem cerca de 110 mil imigrantes indocumentados.

Muitos dos residentes estrangeiros do sul da Flórida são cubanos que, atérecentemente, tinham um estatuto especial de imigração que lhes permitia permanecer legalmente no país.

Em 2014, essas 20 áreas metropolitanas abrigavam 6,8 milhões (61%) dos imigrantes indocumentados do país, em comparação com 36% da população total dos EUA, segundo o relatório.As concentrações de imigrantes indocumentados nas áreas urbanas refletem a de imigrantes legais, 65% dos quais também vivem nessas 20 áreas metropolitanas.

A grande concentração de imigrantes indocumentados nas áreas metropolitanas desmente a imagem desse tipo de imigrante como empregados em empregos tipicamente rurais, como a agricultura.

"Os trabalhadores agrícolas são uma fração muito pequena dos 11 milhões", disse Jeffrey Passel, o autor do estudo, acrescentando que, a maior parte está concentrada em áreas mais densamente povoadas, onde há mais vagas de trabalho com construção ou prestação de serviço.