Sul da Flórida pode passar para a Fase 2 de reabertura em breve, diz governador

Por Joao Freitas

O sul da Flórida está prestes a passar para a Fase 2 de reabertura das restrições do COVID-19, permitindo mais flexibilidade para restaurantes, lojas e atrações, disse o governador Ron DeSantis nesta quarta-feira, 19. O governador Ron DeSantis afirmou que há uma tendência significativa de queda no número de casos de coronavirus, o que significa que Broward, Palm Beach e Miami-Dade poderão em breve reabrir mais locais.  No entanto, pode levar um tempo ainda para que isso aconteça. “Não estou falando em fazer isso hoje ou amanhã. Mas já temos uma tendência sustentável de queda nos números e isso é uma boa notícia”, declara o governador. De Santis completou que o estado já tem menos de 10% de testes positivos, isso não acontece desde junho. “Se você ver a tendência nesses condados do Sul, a tendência negativa e fortíssima há mais de uma semana”. O governador não deu mais nenhum detalhe, como prazos de quando isso deve ocorrer, por exemplo. Reabertura na Fase 2 A reabertura da Fase 2 também deve permitir que bares, pubs e tavernas operem com 50% da capacidade, mas DeSantis fechou bares em todo o estado quando os casos de coronavírus aumentaram. Não está claro quando esses estabelecimentos poderão reabrir, principalmente para servir bebida alcoólica. Também reabrem:
  • Museus e bibliotecas podem operar com capacidade total se permitido pelos governos locais.
  • Instalações esportivas profissionais podem permanecer abertas e continuar operando para jogos, eventos, competições e treinamentos.
  • Lojas podem operar em capacidade total com distanciamento social adequado e protocolos de higienização.
  • Atividades juvenis organizadas, incluindo times e ligas esportivas juvenis, clubes e programas juvenis e creches, podem funcionar.
Fora do sul da Flórida, o resto do estado mudou para a Fase 2 semanas atrás. O governador negou a designação no sul da Flórida porque os casos de COVID-19 ainda estavam crescendo na região. O Prefeito de Miami Dade, Carlos Gimenez, disse que não iria comentar enquanto não soubesse exatamente o que isso queria dizer. “Vou falar com o governador e entender sua perspectiva”, informou Gimenez. Com informações do Canal 6 e do Sun Sentinel.