Sul dos EUA sofre com incêndios; 5 mortos

Por Gazeta Admininstrator

Seca, rajadas de vento e altas temperaturas preparam o terreno para os incêndios no Texas e em Oklahoma que já mataram cinco pessoas. Autoridades atribuem o início do fogo a pessoas que ignoraram a proibição de fogueiras, ou que decidiram atear fogo ao lixo, lançar fogos de artifício ou jogaram fora pontas acesas de cigarro.

As chamas consumiram quase 8.000 hectares nos dois Estados. Pelo menos 73 focos de incêndio foram registrados no Texas ao longo de dois dias, e dezenas de outros surgiram em Oklahoma. Embora as temperaturas e o vento tenham cedido após o surto inicial de terça-feira, meteorologistas prevêem um retorno das condições propícias para a propagação das chamas no domingo, gerando o temor de que os fogos de artifício da festa de Ano Novo produzam uma tragédia.

"Não será um bom dia para soltar fogos", disse o meteorologista Alan Moller.

Cross Plains, uma cidade operária a 185 km de Fort Worth, foi a comunidade mais atingida, perdendo cerca de 50 residências e uma igreja para o incêndio. O governador do Texas, Rick Perry, deverá sobrevoar o local para avaliar o dano.