SUPER VAIDOSA E FITNISTA: O encontro das blogueiras

Por Marisa Arruda Barbosa

A personal trainer Bárbara Eckonen treina Camila Coelho, em Pompano Beach.

As duas começaram seus blogs com o mesmo propósito: interagir mais e responder aos pedidos de suas leitoras. O sucesso é tanto, que ultrapassa fronteiras. Camila Coelho, do blog Super Vaidosa (www.supervaidosa.com), com base em Massachusetts, e Bárbara Eckonen, do blog Fitnistas (www.fitnistas.com), com base em Pompano Beach, veem que a maior quantidade de acessos vem do Brasil, e suas leitoras querem saber mais todos os dias.

Camila Coelho tem o blog Super Vaidosa há pouco mais de um ano e está tendo um sucesso que nem imaginava no início, com milhões de acessos. A personal trainer Bárbara Eckonen, com o blog Fitnistas, tem ajudado seus clientes com dicas de treinos e dietas. Com tanto em comum, elas resolveram se encontrar para um treino na academia em que Bárbara trabalha, em Pompano Beach.

Camila Coelho, de 24 anos, começou postando vídeos no site Youtube, com

tutoriais de maquiagem em 2008. A brasileira de Virginópolis, Minas Gerais, havia feito um curso de maquiagem na Dior e trabalhava por conta própria, fazendo maquiagens para casamentos e outros eventos. Ela começou a fazer os vídeos por paixão ao que faz.

Seus vídeos, que explicam de maneira simples e detalhada o passo a passo de uma maquiagem, começaram a fazer sucesso e a demanda foi aumentando, com mulheres que falam português pelo mundo inteiro querendo saber mais. “Além do Brasil, tenho muito acesso em Portugal”, adiciona.

Foi aí que nasceu a ideia do blog, criado há pouco mais de um ano. “Quis começar o blog para ficar mais próxima delas e interagir mais”, conta Camila, que vive em Framingham, Massachusetts. Ela posta regularmente, além das aulas de maquiagem, resenhas sobre produtos e dicas de moda, como o “look do dia”.

Recentemente, a Super Vaidosa incluiu sessões sobre fitness, e foi aí que convidou Bárbara para participar, com um post sobre sua transformação. Bárbara perdeu 20 kg através da malhação e se tornou uma personal trainer. Neste primeiro dia, os acessos do blog de Bárbara foram de 250 para 10 mil.

“Nós não temos parcerias, necessariamente, mas apoiamos a ideia de outros blogs que gostamos”, disse Camila. “Unidos, temos muito mais chances de crescer”.

Pelos números de acessos e o sucesso que tem feito, Camila com certeza foi e continua indo na direção certa. E Bárbara vê também que pode estar indo no mesmo caminho. Fazendo o que gosta e falando o que as “meninas” querem ouvir, Camila já conquistou números admiráveis: mais de 177 mil pessoas curtem sua página do Facebook e seu canal do YouTube tem quase 250 mil inscritos. A demanda cresce também entre as americanas, motivo pelo qual Camila tem gravado vídeos também em inglês.

Desde o início do ano, Ícaro, marido de Camila, vendeu sua empresa de limpeza comercial em Framingham e tem se dedicado exclusivamente a ajudá-la na parte comercial, como anunciantes e divulgação do blog. Desde então, o número de acessos tem crescido ainda mais, tendo alcançado, em maio, mais de 12 milhões de “page views”.

Chave do sucesso

Em casos como o de Bárbara, a chave do sucesso está na motivação dos leitores. “Se eu consegui perder 20 quilos e você está desmotivado para perder dois quilos, te dou um incentivo”, explica Bárbara. “O fato de eu morar nos EUA, o país conhecido pela obesidade, onde fiz o caminho inverso, também inspira bastante as pessoas”.

Já para Camila, o que conquistou suas seguidoras é a simpatia e carinho que tem com cada uma. “Eu acho que não tem fronteira. As mulheres sempre querem ficar por dentro da moda, independente de onde estão. Muitas vezes elas veem algo em um blog americano e não entendem muito bem”, explica. “Então sirvo também como uma tradutora dos mais novos lançamentos, que são nos Estados Unidos”.

Bárbara segue o blog de Camila há algum tempo, e acrescenta: “Nós gostamos muito do estilo de maquiagem da Camila”.

Mas isso tudo exige muita dedicação, diz Camila. O casal recebe de 3 a 4 mil e-mails diários, além de terem que produzir vídeos constantemente para atender a demanda.

Para um futuro próximo, a ideia é transformar o blog em um mini portal de beleza, com fitness, culinária e outros temas, contando com colaboradores. “O diferencial é trazer novidades sempre”, diz. Camila.