A Wawona Packing Co. está voluntariamente fazendo um recall de pêssegos, nectarinas e ameixas que foram embalados em seus armazéns em Cutler, na Califórnia, entre 1º de junho e 12 de julho. A empresa acredita que os produtos podem estar contaminados com Listeria monocytogenes.
O Costco, Trader Joe, e o Walmart Corp - que opera o Walmart e lojas do Sam’s Clube publicaram avisos em seus websites. O recall é de âmbito nacional, de acordo com o Food and Drug Administration.
Testes internos em Wawona revelaram o potencial de contaminação por Listeria, diz o FDA. A unidade foi fechada e higienizada. Testes subsequentes foram negativos para a doença de origem alimentar.
“Não estamos cientes de nenhuma doença relacionada com o consumo desses produtos”, disse o presidente da Wawona, Brent Smittcamp em um comunicado. “Ao tomar a medida de precaução de recall do produto, vamos minimizar mesmo o menor risco para a saúde pública, e essa é a nossa prioridade”.
A Listeria monocytogenes é uma bactéria que pode causar Listeriose. Os sintomas mais comuns da listeriose são problemas gastrointestinais (tais como diarreia), febre e dores musculares. As mulheres grávidas, crianças, idosos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido ficam particularmente sob o risco de uma infecção mais grave, de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças.
O CDC estima que cerca de 1.600 doenças e 260 mortes são causadas por listeriose a cada ano nos Estados Unidos. No geral, surtos têm diminuido desde 2001, mas o maior na história dos EUA ocorreu em 2011. Cantaloupes de uma fazenda no Colorado fizeram com que 147 pessoas ficassem doentes e mataram aproximadamente 30 pessoas. Os agricultores responsáveis recentemente foram condenados a cinco anos de liberdade condicional, incluindo seis meses de detenção domiciliar.