Ordens Executivas de imigração serão decididas em junho

Por Gazeta News

supreme court

A Suprema Corte dos Estados Unidos está entrando em seu último mês do ano com várias decisões politicamente importantes para serem alcançadas por uma corte dividida ideologicamente entre oito juízes.

Os oito juízes da Suprema Corte têm enfrentado dificuldades em decisões importantes desde a morte do juiz Antonin Scalia, em fevereiro. Desde então, questões políticas têm impedido a nomeação de um nono juiz. Entre as questões estão decisões sobre a imigração, aborto, questões raciais, beber e dirigir e paradas policiais.

Ordens Executivas

Entre as decisões esperadas para o mês de junho está o caso United States v. Texas, em relação às Ordens Executivas de imigração anunciadas pelo presidente Barack Obama em 2014 e se ele tem o poder executivo para colocá-las em ação mesmo sem a aprovação do Congresso.

Quando as Ordens Executivas, que visavam proteger e dar permissão de trabalho a aproximadamente 4 milhões de imigrantes indocumentados, incluindo jovens trazidos pelos pais ilegalmente e os pais de cidadãos e residentes permanentes, estavam para entrar em vigor, no primeiro semestre de 2015, o Texas e mais 25 estados republicanos processaram e ganharam em duas cortes. A questão foi levada à Suprema Corte.

Os advogados de Obama argumentam que o presidente tem o poder de decidir como a lei de imigração deve ser aplicada. A oposição diz que o presidente está mudando as leis de imigração e desafiando o Congresso.

Durante a argumentação oral em abril, os juízes pareceram divididos em relação ao caso. Caso haja empate, isso significará uma derrota à administração, uma vez que será mantida a decisão da corte inferior.