Suprema Corte votará sobre Ordens Executivas de Imigração no dia 18 de abril

Por Gazeta News

Supreme-Court-blue-sky

A Suprema Corte revelou sua agenda de abril e informou que as Ordens Executivas declaradas pelo presidente Barack Obama serão julgadas no dia 18 de abril. O caso, “United States v. Texas” é o único na agenda para aquele dia, por isso o tempo para argumentar em frente aos oito juízes será extenso naquela manhã.

A corte aceitou ouvir o caso de imigração no meio de janeiro. Ele envolve a disputa entre o presidente Barack Obama e 26 estados e discutirá a autonomia do presidente e sua habilidade de emitir essa ampla ordem executiva sobre imigração, que poderia livrar da deportação mais de 5 milhões dos 11 milhões de imigrantes que vivem ilegalmente nos Estados Unidos.

Os 26 estados esperam que a Suprema Corte decida várias questões, incluindo a habilidade dos estados de processarem a administração Obama; o alcance do poder executivo em formar leis de imigração que entram em conflito com as leis do Congresso; e a suposta falta de vontade de Obama de honrar com as leis passadas pelo Congresso.

Indicação de novo juiz O presidente Barack Obama, nomeou, no dia 16, Merrick Garland para ocupar o nono assento na Suprema Corte. Garland, juiz chefe do US Court of Appeals para o Circuito de D.C., considerado moderado, que poderá substituir Antonin Scalia, que morreu no dia 13 de fevereiro, caso o Senado aprove a indicação do presidente. É difícil afirmar, no entanto, se Garland desempataria a Suprema Corte, hoje dividida entre quatro conservadores e quatro liberais e se votaria a favor das ordens de Obama, o que seria um dos maiores legados de sua administração.