Suspeito de ataque no FLL veio de voo do Alasca; polícia investiga motivação

Por Gazeta News

Esteban Santiago
[caption id="attachment_134651" align="alignleft" width="253"] Segundo fonte segura que não quis ser identificada, a família do atirador Esteban Santiagoo é de Porto Rico, ele nasceu em New Jersey, viveu em Fort Myers e estava trabalhando no Alaska. Foto: twitter[/caption]

*Atualizado às 5:30pm.

O atirador suspeito do primeiro tiroteio na tarde desta sexta-feira, 6, no Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale-Hollywood (FLL) foi identificado como Esteban Santiago, 26 anos, e utilizava identidade de militar, segundo o Senador Bill Nelson.

De acordo com a polícia, Santiago é cidadão americano, nascido em Nova Jersey. Fontes disseram que Santiago pegou o voo Delta n. 1088 de Anchorage, no Alaska, para Minneapolis-St. Paul na noite de quinta-feira, 5. E nesta sexta-feira de manhã, embarcou em um voo Delta n. 2182 de Minneapolis-St. Paul para Fort Lauderdale (FL).

Segundo fonte segura que não quis ser identificada, a família do suspeito é de Porto Rico, ele nasceu em New Jersey, viveu em Fort Myers e estava trabalhando no Alaska.

Santiago trouxe a arma em sua bagagem e tinha declarado a arma de fogo, segundo autoridades policiais à CNN.

O suspeito teria voado para a Flórida do Alasca, via Canadá, disseram as fontes. Quando chegou ao aeroporto, ele pegou a mala no setor de bagagem. Uma fonte disse que ele foi ao banheiro para tirar a arma de sua bagagem e saiu disparando.

Segundo testemunhas e a polícia, Santiago entrou no banheiro, onde carregou a arma e saiu atirando sem alvo específico. Cinco pessoas morreram e outras oito feridas foram levadas para o hospital. Ele foi levado sob custódia policial depois que os tiros foram disparados. Pelo menos cinco pessoas morreram e vários outras ficaram feridas.

O Terminal 2 é o setor onde ficam as companhias aéreas Delta Air Lines e Air Canada, de acordo com Broward Mayor Barbara Sharief. Scott Israel, Broward County Sheriff, disse que não há provas de que Santiago é membro de qualquer grupo terrorista, mas detetives e autoridades federais continuam a investigar se ele tinha qualquer vínculo.

Mark Lea, uma testemunha do aeroporto disse em entrevista à CBS News, que estava na mesma área para pegar a bagagem, a alguns metros do atirador, que eleparecia calmo e começou a atirar aleatoriamente sem dizer nada.

Não há informações sobre o que motivou o ataque nem se ele estaria ligado a alguma organização terrorista, mas a polícia acredita que Santiago não estava agindo sozinho.

Autoridades da polícia de várias partes, incluindo o FBI e o BSO, continuam na área de dentro e fora do aeroporto e tentam descobrir se há mais atiradores.

Às 14h55, os atiradores foram encaminhados ao Terminal 4 sob escolta armada, mas oEscritório do xerife de Broward disse que os relatos de um segundo tiroteio não foram confirmados.

Houve correria e pânico entre os passageiros do lado de fora do aeroporto. Alguns passageiros foram encaminhados para a pista e permanecem abaixados, segundo imagens ao vivo dos canais de TV.

A primeira chamada sobre o tiroteio ocorreu às 12:55 p.m., disse o Escritório do xerife do condado de Broward.

As vias ao lado do aeroporto estão interditadas e voos estão sendo transferidos para Miami e Palm Beach.

O governador Rick Scott anunciou que viajaria para Fort Lauderdale para ser informado pelas autoridades policiais e acompanhar as investigações.

Sun Sentinel.