Suspensas parcialmente restrições de água

Por Gazeta Admininstrator

As restrições ao uso de água deverão ser suspensas no dia 29 de setembro para granjas, viveiros de plantas e campos de gol. Para as residências, no entanto, não há alterações previstas.

A junta diretiva do Distrito de Administração de Aquedutos do Sul da Flórida anunciou a suspensão das reduções que variavam entre 30% e 45% de consumo, que havia imposto às operações agricolas e aos campos de golf, durante quase dois anos.

Decidiu, no entanto, manter vigentes as restrições de consumo para os proprietários de imóveis residenciais nos condados de Miami-Dade, Broward, Monroe e na maior parte de Palm Beach.

A expectativa é que as restrições, até agora consideradas emergenciais, sejam transformadas em permanentes, durante todo o ano. “Não queremos perturbar as pessoas com restrições de que são impostas e suspensas a toda hora”, disse Dean Powell, diretor de Administração, durante uma reunião no distrito de West Palm Beach.

A tormenta tropical Fay, ocorrida no mês passado, eliminou os efeitos que restavam de uma seca profunda que atingiu o lago Okeechobee, os Everglades e as fontes de água subterrâneas da região.

O Sul da Flórida sofreu secas e res-trições de uso de água em duas ocasiões, desde 2000, e as mudanças freqüentes do clima tropical e a irregular distribuição de água para os subúrbios fazem com que haja uma demanda crescente, e seja muito possível a escassez em um futuro próximo. “Nós estamos ficando sem água e a população continua crescendo”, disse Charles Duaray, membro da junta diretiva. Ele espera que todo o estado adote restrições de uso de água somente duas vezes por semana.

Em outubro, a junta diretiva deve ampliar para todo o ano as restrições à regagem de jardins. A proposta prevê manter os mesmos dias de regagem, mas com possíveis variações de horários.