Suspense brasileiro "O Caseiro" estreia no sul da Flórida

Por Gazeta News

O ator Bruno Garcia interpreta o professor Davi.
O Caseiro prova que o Brasil não faz apenas boas comédias

Não é segredo para ninguém que o Brasil é bom em fazer comédias ou filmes que retratam a periferia, a exemplo de Cidade de Deus e Tropa de Elite. Mas, o que muitos brasileiros desconheciam é que o país também pode ser na produção de filmes de outro gênero: terror/suspense. É o caso da obra O Caseiro – uma produção brasileira que aborda a história de uma garotinha, Julia, que conversa com seres invisíveis e apresenta diversos machucados pelo corpo. A família acredita que ela pode estar sendo perseguida pelo fantasma de um caseiro que se suicidou, mas o cético professor de psicologia Davi (Bruno Garcia) - famoso por escrever um livro que explica aparições sobrenaturais através da psicanálise - decide ir para o interior para investigar o caso e provar que há outras explicações mais simples, incluindo amigos imaginários e violência doméstica.

O Caseiro tem sido comparado à obra "The Conjuring" (A invocação do mal, naversão brasileira), apesar de a direção do filme preferir compará-lo com "O Sexto Sentido", "Os Suspeitos" e "Revelação". O suspense é uma adaptação à cultura nacional das relações de poder, onde a figura do empregado responsável por cuidar de um sítio do interior serve para reanimar os conflitos sociais entre empregadores e empregados, apontando a polêmica questão de casa grande e senzala.

Representando o cinema de horror brasileiro, quase todos os elementos causadores de medo, bem espalhados pela narrativa, podem ser interpretados tanto pela razão - abordada com a visão lógico-científica de Davi, quanto pela fé, abordada pela visão espiritual-religiosa da família – transformando o filme num interessante embate do sincretismo cultural brasileiro.

[caption id="attachment_131194" align="alignleft" width="249"] O ator Bruno Garcia interpreta o professor Davi.[/caption]

O Caseiro tem sido considerado um projeto ambicioso dentro do mercado de cinema brasileiro, além de revelar um cineasta promissor. Produzido em 2015 e dirigido por Julio Santi (diretor de produção de “Que horas elas volta?”), o roteiro foi escrito a seis mãos por Julio Santi, Felipe Santi e João Segall. O filme estreou em 23 de junho no Brasil, com bastante repercussão na área cinematográfica.

Com orçamento enxuto, cerca de R$1,6 mi, e limitado ao circuito de "filme de gênero", O Caseiro estreou em apenas 61 salas de cinema no Brasil, mas ainda assim a história desenvolvida por Santi e pelo produtor João Segall (ambos precisaram fazer parte do elenco de apoio do filme) conseguiu entrar no top 10 de bilheterias do fim de semana de estreia no país.

Estão no elenco: Bianca Batista, Pedro Bosnisch, Bruno Garcia Victória Leister, Leopoldo Pacheco, Annalara Prates, Malu Rodrigues, Fábia Takeo, Denise Weinberg, Roberto Arduin, Antônio Haddad. A duração é de 88 min.

O Caseiro estreia no dia 2 de dezembro nos cinemas do sul da Flórida: AMC Aventura Mall 24, em Miami; e em Fort Lauderdale, no AMC Sunset Place 24. O filme entrará em cartaz na mesma data também nos estados de Massachussetts, Nova York e New Jersey.

Confira o trailer do filme: