SUVs não são seguras em acidentes

Por Gazeta Admininstrator

Dúzias de veículos 4x4, caminhonetes e minifurgões apresentam uma proteção considerada baixa ou marginal às lesões do pescoço em acidentes simulados que realizou a indústria dos seguros.

Nos resultados das provas divulgados na terça-feira(3) foi cons-
tatado que vários veículos 4x4 melhoraram as proteções contra lesões cervicais, mas vários fabricantes com grande participação no mercado norte-americano receberam más qualificações, a exemplo da BMW AG, DaimlerChrysler AG, Ford Motor Co., Geral Motors Corp., Nissan Motor Co. e Toyota Motor Corp.

O Instituto de Seguros para a Segurança nas Rodovias considera que os acidentes simulados a 20 milhas por hora demonstraram que muitos veículos grandes não protegeram com efetividade contra lesões no pescoço, o que conduziu a dois milhões de reclamações de seguros anuais, que custaram à indústria ao menos $8,5 milhões.

“No tráfego ao redor das cidades, há mais possibilidades de ocorrer uma colisão traseira do que outro tipo de acidente’’, disse David Zuby, presidente do instituto.

O órgão avaliou 87 modelos atuais de veículos baseando-se nas medidas geométricas dos protetores de cabeça e sua atuação num acidente simulado. Do total, 54 receberam a classificação marginal ou pobre, as duas mais baixas, enquanto 12 a classificação aceitável, a segunda mais alta. Outros 21 automóveis receberam a classificação boa, a melhor de todas.

Vários veículos 4x4 conseguiram algum progresso, uma vez que 17 dos 59 modelos do ano 2007 receberam classificações de primeira ordem. Os autos que tiveram melhor avaliação em 2007 foram: Acura MDX e Acura RDX; Lincoln MKX, Ford Edge e Ford Freestyle; Funda CR-V, Element e Pilot; Hyundai Santa Fé; Jeep Grand Cherokee; Kia Sorento; Land Rover LR3; Mercedes M Class; Mitsubishi Outlander; Subaru B9 Tribeca e Forester, e o Volvo XC90.

Os veículos 4x4 que tiveram resultado baixo nas provas foram: BMW X3 e X5; Buick Rainier, Chevrolet Trail Blazer, GMC Envoy e Isuzu Ascender; Cadillac SRX; Chrysler Pacifica; Dodge Nitro; Ford Explorer e Mercury Mountaineer; Mitsubishi Endeavor; Hummer H3; Hyundai Tucson; Jeep Liberty; Kia Sportage; Lexus GX470 e RX; Nissan Xterra; Saab 9-7X; Suzuki XL7; Toyota 4Runner e Highlander.

Em outras categorias de veículos, o Toyota Tundra de 2007 foi a única caminhonete que recebeu a classificação máxima. Três minifurgões receberam as percentagens mais altas: Ford Freestar, Hyundai Entourage e o Kia Sedona. Os minifurgões que tiveram uma classificação baixa foram: o Buick Sacada, Chevrolet Uplander e Saturn Relay; algumas versões do Chrysler Town & Country e o Dodge Caravan, e também o Toyota Sienna.