Tá dominado! - Show de Bola

Por César Augusto

ronaldo

O futebol brasileiro invadiu a Flórida nesse começo de ano. Ronaldo foi apresentado oficialmente como um dos sócios do Strikers, time de Fort Lauderdale. Não sei o que vai virar esse time, mas tem tudo para arrebentar.

O Strikers tem um passado de glória. Na época em que Pelé jogou no Cosmos, o time da Flórida era o maior rival da equipe de Nova York. Grandes nomes do futebol mundial passaram por aqui. Quem acompanha o esporte e é “velhinho” como eu, vai se lembrar de Gordon Banks, Marinho Chagas, Teofilo Cubillas, Gerd Müller, George Best.

Todos esses gênios jogaram aqui. Agora é a vez do Fenômeno. Ele já declarou que o futebol brasileiro vai ser marcado por dois períodos, “antes e depois de Ronaldo”. Animado, talvez até demais, disse que pode até jogar caso esteja se sentindo confortável e em forma. Ultimamente ele é craque no pôquer e, talvez, essa seja uma possibilidade distante que aconteça em algum jogo festivo, de exibição.

Subindo um pouquinho, em Orlando e Jacksonville, uma lembrança da Copa. Brasil e Alemanha. O Torneio da Flórida foi idealizado com 2 times brasileiros, Corinthians e Fluminense, e dois times alemães. Agora, que estou escrevendo, os jogos ainda não aconteceram. Talvez, quando você estiver lendo, já vai ter visto o desastre (ou não) que foi esse encontro. Para piorar as coisas, os times da Alemanha estão no meio da temporada.

Os brasileiros estão fazendo os primeiros treinos do ano. Falta entrosamento, falta físico… Tomara que não falte vontade aos jogadores e que esses consigam “fazer um milagre”. Sem contar, claro, o Orlando City, que talvez seja o maior destaque, por enquanto, dessa invasão do futebol brasileiro. O time tem um dono brasileiro e tem como um dos contratados o Kaká. O meio-campo, que já foi o melhor do mundo, eleito pela Fifa, chega para ser o maior nome da MLS. Não só da temporada. Kaká vai disputar com Beckham o posto de maior nome da principal liga dos Estados Unidos, a MLS, de todos os tempos.

Ok, Pelé já jogou aqui, mas em outra liga, não na MLS. Kaká começa a treinar no Orlando City no dia 23 de janeiro. Com tantos brasileiros vivendo na Flórida, a ideia de todos esses times é que sejam escolhidos como “segundo time” no coração do torcedor do país do futebol. Eu confesso que estou animado e, certamente, assistirei alguns jogos por aqui. Só não escolhi meu time, já que o Guarani, que respira com a ajuda de aparelhos, ocupa, por enquanto, meu coração inteiro.

Avaliações da semana BOLÃO Kaká Está com a bola cheia. Vai estrear com pompa nos Estados Unidos. Tem tudo para fazer história por aqui. BOLACHA Transferências Acho muito chato esse papo de “fulano deve sair, fulano deve chegar”. Ou o jogador chega, ou sai. Enquanto a transferência não acontece, as notícias não levam à nada. BOLINHA Don Jones Não falei desse assunto por aqui, mas foi pego em um exame pelo uso de cocaína. Se internou em uma clínica de reabilitação, o UFC está “dando uma força”, mas acho que um esportista sabe, ou deveria saber, que não deve se envolver com qualquer tipo de drogas.