Taliban declara “derrota” dos EUA e aliados no Afeganistão

Por Gazeta News

Cleared for public release by MAJ Clarence Counts, 7th Special Forces Group, Public Affairs Officer

Os insurgentes do Taliban no Afeganistão declararam, no dia 29, “derrota” dos Estados Unidos e seus aliados na guerra de 13 anos, um dia depois que a coalizão marcou oficialmente o fim de sua missão de combate.

A Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf, na sigla em inglês), liderada pela Otan, vai passar para uma missão de apoio ao exército e à polícia do Afeganistão, mais de uma década após a aliança internacional ter derrubado o governo do Taliban por abrigar os planejadores dos ataques de 11 de setembro de 2001 em cidades norte-americanas.

Cerca de 13 mil soldados estrangeiros, sendo a maioria norte-americana, permanecerão no país sob uma nova missão de dois anos chamada de “Apoio Resoluto”, que continuará o treinamento da coalizão de forças de segurança afegãs para combater os insurgentes, que mataram um número recorde de afegãos este ano.

Embora os Estados Unidos e seus aliados digam que a polícia e o exército afegãos têm sido capazes de impedir que o Taliban tome território significativo, quase 3.200 civis afegãos foram mortos no conflito entre o grupo e o exército em 2014, e mais de 4.600 policiais e militares afegão morreram em ataques do Taliban.

Desde 2001, quase 3,5 mil soldados estrangeiros morreram na guerra, incluindo cerca de 2.200 norte-americanos. As informações são da “Reuters”.