Tatuagem: O que fazer quando bate o arrependimento?

Por Gazeta Admininstrator

Cientes ou não dos riscos, por modismo ou para serem aceitas pelo grupo, a febre dos “tatoo’s” continua. Sua aplicação importa em dor e riscos para a saúde que vão desde alergias até o de se contrair doenças infecciosas como hepatite C.

As idéias mudam, os amores acabam, mas a tatuagem fica. E quando surge o arrependimento, a medicina entra em cena. As estatísticas mostram que, em média, 5 anos depois de ter feito uma tatuagem, a pessoa se arrepende e quer removê-la. Os motivos são vários, segundo o dermatologista Dr. Carlos Roberto Antonio. “As pessoas enjoam do desenho ou terminam um romance e querem retirar o nome do antigo parceiro ou ainda passam a ter idéias diferentes daquelas que originaram a tatuagem. O certo é que a maioria das pessoas – os homens principalmente, se arrependem e querem remover o desenho” , diz o médico dermatologista.
Segundo ele, qualquer pessoa, não importa a idade, pode retirar a tatuagem mas as estatísticas mostram que os homens e adultos jovens(20-30 anos ) formam a maioria dos arrependidos que procuram o consultório ou clínicas de dermatologia para removê-las.

O que fazer?
Procure um bom dermatologista.

O que você precisa saber:
A tatuagem atinge a derme da pele, ou seja a camada média;

• A completa remoção da tatuagem também vai depender da intensidade como ela foi feita.
• A retirada é dolorida para algumas pessoas, depende da sensibilidade de cada um;
• As cores escuras são de mais fácil remoção do que as coloridas (vermelha, amarela, azul claro, etc.)

como funciona:
• Para uma tatuagem média são necessárias de 6 a 20 sessões de laser, a cada três semanas. Tatuagens menores pode variar entre 2 a 10 sessões;
• Cada sessão de laser dura entre 15 a 30 minutos;
• Há probabilidade de ficar cicatriz no local. O uso do laser diminui este risco.
• Evite tomar sol e aplique bloqueador solar potente para evitar manchas no local

Técnicas apra retirar a tatuagem:

• Laser:
é o melhor método e com menor risco de cicatriz. A luz do Laser têm atração por pigmentos(colorações) específicos e quando ele atinge este pigmento ele carboniza desintegrando o pigmento.Há diversos tipos de laser usados, sendo o mais usual o laser rubi. Alguns médicos usam uma combinação de laser como o a junção do Laser CO2 com o Laser Ruby, que possibilita que as tatuagens mais resistentes possam ser removidas por completo, sem deixar cicatriz.

• lixamento (dermo-abrasão)
que é o lixamento cirúrgico da pele. É um procedimento cirúrgico no qual o cirurgião dermatológico remove ou lixa a pele com um instrumento abrasivo rotatório ou lixas dágua, melhorando a superfície da pele e proporcionando uma aparência mais lisa.

• excisão simples
(corte cirúrgico.

• peelings - químicos potentes.